} Galeriacores Cartoon Notícias: fevereiro 2009

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Artista de palmo e meio

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.



A pequena Aelita Andre tem só dois anos, mas já tem os seus quadros expostos numa galeria de Melburne, na Austrália.

A galeria Brunswick Street divulga agora as fotografias da artista e da obra. Entre os quadros de Aelita expostos, estão «Grasshoppers Fighting Web», «The Dinosaur» e «Eagle».

Veja na galeria de fotos algumas imagens da pequena artista australiana.

Para ver fotos da pequena artista clique aqui neste link




Fonte: IOL Diário

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , ,

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Peixe mistério de cabeça transparente

Para ver a animação clique neste gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this gif and wait a few seconds.



Os cientistas do Instituto de Investigação do Aquário da Baía de Monterey (Califórnia, EUA) conseguiram resolver um mistério já com meio século: o do Macropinna microstoma, um peixe de olhos tubulares localizados dentro de uma cabeça transparente, que vive em zonas profundas. O peixe foi descrito pela primeira vez em 1939. Sabia-se que os seus olhos eram eficazes a captar luz, mas pensava-se que estavam fixos, o que lhe permitiria apenas ter uma visão tubular, dirigida para cima. Veja a galeria de imagens.
Os cientistas Bruce Robison e Kim Reisenbichler anunciaram a 23 de Fevereiro a descoberta, a partir de imagens recolhidas por um robot submarino operado remotamente: estes olhos conseguem rodar dentro de um escudo transparente cheio de fluido que cobre a cabeça do peixe, fazendo-a parecer o cockpit iluminado de um avião. Assim, o peixe pode olhar para cima, procurando presas, mas também em frente, para ver aquilo que está a comer. As saliências por cima na boca são órgãos olfactivos, semelhantes às narinas humanas.
Esta espécie é um dos exemplos da forma extraordinária como os peixes das profundezas se adaptam à escuridão do seu ambiente. Tal como outros, usam os olhos tubulares para detectar as silhuetas difusas das presas que lhes passam por cima. Apesar da sua capacidade de captar luz, têm um campo de visão estreito. Se os peixes vissem apenas para cima, com as suas bocas pequenas e pontiagudas seria difícil capturarem as presas. Os espécimes que tinham chegado à superfície até agora tinham a delicada estrutura protectora da cabeça destruída, pelo que as imagens que se tinha até ao momento não permitiam vê-la nem perceber o seu modo de funcionamento.
O Macropinna microstoma vive a profundidades de 600 a 800 metros. Consegue manter-se praticamente imóvel na água, e movimenta-se de forma muito precisa. Alimenta-se de vários animais pequenos, mas também de alforrecas. Os cientistas pensam que, ao detectar a bioluminescência destas presas acima da sua cabeça, o peixe se move na vertical para depois as capturar.
Veja o vídeo do Macropinna microstoma narrado por Bruce Robison (legendado em português).



Fonte: Notícias Sapo

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , ,

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Família Obama e o cão d'água português

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.




O "melhor amigo" de Sasha e Malia, filhas de Barack Obama, já está escolhido: vai mesmo ser um cão-d'água português. Michelle Obama pôs um ponto final nas especulações ao garantir à revista People que a raça portuguesa é a preferida para habitar a Casa Branca. Mas não foi fácil. Como o Presidente norte-americano chegou a dizer, em jeito de brincadeira, "foi mais difícil do que encontrar um secretário do Comércio".

E se a escolha foi turbulenta, a história do cão-d'água português também está longe de ser banal. "Dava para escrever um romance", garante Hugo Oliveira, da Associação para a Protecção dos Cães-d'Água.

O "bom temperamento" e o "tamanho adequado" do cão- -d'água português, que Michelle fez questão de enaltecer, só são reconhecidos no outro lado do Atlântico porque, nos anos 70, Dayanne Miller tornou a raça popular ao aparecer em fotos com um cão-d'água comprado à toureira luso-chilena Conchita Cintrón.

Aliás, a travessia para terras do Tio Sam está intimamente ligada à famosa cavaleira tauromáquica, que morreu em Portugal há cerca de uma semana, aos 86 anos. Foi também uma morte, a do comerciante Vasco Bensaúde, que fez com que Conchita fosse responsável pelo único grupo de cães-d'água existente no mundo.

O "pai da raça"

Vasco Bensaúde fazia parte de uma família açoriana abastada, de origem judaica, e desde cedo se dedicou ao comércio marítimo. Os Bensaúde são ainda hoje uma família influente, da qual o ex-presidente Jorge Sampaio é descendente, por parte materna.

Vasco dispensava as lides da política, mas mostrou liderança na condução da raça. Tudo começou quando, nos anos 30, em terras algarvias, Bensaúde encontrou e ficou deslumbrado com Leão, cão de companhia de um pescador, que Vasco prontamente decidiu levar para Lisboa. Porém, o pescador não quis vender o animal por preço nenhum e disse mesmo que só o faria se "saísse a sorte grande".

O açoriano regressou a Lisboa cabisbaixo, mas semanas depois o inesperado aconteceu: o filho do pescador enviou um telegrama a dizer que Bensaúde podia ir buscar o cão, porque o pai acabara de ganhar a Lotaria.

Leão veio para Lisboa e é dele que descendem todos os cães desta raça que hoje existem no mundo, incluindo o que irá conviver com os Obama. O animal serviu de molde para o estalão da raça e, juntando-se a outros três que viriam do Algarve, foi pai de 30 cachorros. A continuação estava garantida, mas Leão acabaria por morrer na Quinta dos Bensaúde, em Benfica, por alturas da II Guerra Mundial.

O Canil Algarbiorum tornou--se mais selectivo, e todos os cães que se desviassem da linhagem estavam condenados a passar a vida num barco dos Bensaúde.

Antes de morrer, Vasco Bensaúde assegurou que alguém continuava o seu trabalho e deixou os seus cães-d'água de herança a uma conhecida criadora de cães: Conchita Cintrón.

A cavaleira que criava cães

Chilena de origem peruana, Conchita acabaria por se naturalizar portuguesa ao casar com um aristocrata português, Francisco Castelo Branco. Proibida pela lei espanhola de ser matadora, acabaria por se tornar cavaleira. Com muito sucesso.

Primeira mulher a tourear nos EUA, admirada por figuras como Orson Welles, soube usar bem a fama e depressa se tornou influente junto da aristocracia norte-americana. A grande maioria dos seus cães acabariam por ser vendidos a americanos ricos que se dispuseram a pagar um bom preço. Segundo Hugo Oliveira, "já na altura, "Conchita vendia cães-d'água aos americanos por dois mil dólares".

A toureira segurou então as estribeiras da raça até 1974, quando algumas famílias mais abastadas foram expropriadas das suas quintas, na sequência do 25 de Abril. Para os cães, a revolução seria fatal. Mortes por doença, fugas e abatimentos acabariam por fazer Conchita rumar ao México sem nenhum animal. Por pouco a raça não acabou.

Nos EUA a raça foi bem estimada e chegaria aos dias de hoje com a reputação que deslumbrou Michelle. Hugo Oliveira não tem dúvidas de que um cão-d'água português será "uma óptima companhia na Casa Branca". E é graças a Bensaúde e Conchita que o cão-d'água faz hoje parte das conversas e, em breve, da companhia, da família Obama.

Fonte: DN Online

Etiquetas: , , , , , , , , ,

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Arquitecto português Siza Vieira

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.




O arquitecto português Siza Vieira vai receber hoje em Londres o prémio Medalha de Ouro Real de 2009 pela sua contribuição para a arquitectura internacional, distinção atribuída pelo Instituto Real dos Arquitectos Britânicos, em nome da Rainha Isabel II.

Álvaro Siza Vieira, 75 anos, junta a Medalha de Ouro Real a importantes prémios internacionais da área, com destaque para o Prémio Pritzker (1992), considerado o Nobel da Arquitectura, três prémios Secil (1996, 2000 e 2006) e Prémio Wolf, categoria de Artes (2001).

O prémio é dedicado à família e em especial aos filhos (ver vídeo). Siza Vieira tem dois filhos, Álvaro Leite Siza, também arquitecto, e Joana Marinho Leite Siza, fruto do casamento com Maria Antónia Siza, falecida em 1973.

À Rainha Isabel II ainda não sabe ao certo o que irá dizer: "É uma coisa muito curta, só devo ter tempo para dizer Your Highness. Ma`am, como se diz aqui", diz Siza Vieira.

A obra do arquitecto pode ser encontrada em vários pontos do mundo, como por exemplo no Brasil, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Argentina, Finlândia ou Itália.

Actualmente o arquitecto tem vários projectos parados ou suspensos devido a dificuldades dos promotores.

"Eu tenho vários casos, sobretudo em Espanha, onde tenho trabalhado bastante", referiu o arquitecto portuense. Para ele a culpa é da fórmula de investimento usada, em que os bancos podem deixar de fornecer financiamento, mesmo a empresas fortes, como era o caso.

Entre 1980 e 1984 Siza Vieira trabalhou no edifício de habitação Bonjour Tristesse, em Berlim, Alemanha.

Em 1988 iniciou o projecto para o Centro Galego de Arte Contemporânea, em Santiago de Compostela, Espanha, que viria a ser finalizado em 2003.

Ainda em território espanhol, Siza Vieira realizou um estudo urbanístico geral para Expo de Sevilha, que teve lugar em 1992. 2008 viu o arquitecto edificar a nova sede da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, Brasil e a Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Lleida, na Catalunha, Espanha.

Entre outros grandes projectos internacionais de Siza Vieira encontram-se a Faculdade de Ciências da Informação, em Santiago de Compostela, Espanha, o Paul Getty Museum, em Santa Mónica, Estados Unidos, e o Museu de Arte Contemporânea de Helsínquia, na Finlândia.

A Medalha de Ouro Real é atribuída desde 1848 e no passado distinguiu arquitectos como Frank Lloyd Wright (1941), Le Corbusier (1953), Frank Gehry (2000) e Oscar Niemeyer (1998). Em 2008, o galardoado foi o britânico Edward Cullinan.

Álvaro Siza Vieira destacou à Agência Lusa no passado mês de Janeiro a "satisfação" por receber um prémio de "muito prestígio" como a Medalha de Ouro Real.

Fonte: Sapo Notícias

Etiquetas: , , , , ,

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Senado quer saber se Bush é criminoso

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.



A comissão dos Assuntos Jurídicos do Senado norte-americano vai examinar a 4 de Março a possibilidade de abrir um inquérito sobre as derivas judiciárias da administração Bush, anunciou esta quarta-feira o presidente deste órgão, o democrata Patrick Leahy, escreve a Lusa.

«Nós não devemos ter medo de descobrir o que fizemos se quisermos continuar a ser uma nação vigilante na defesa tanto da nossa segurança nacional como da nossa Constituição», declarou o senador Leahy num discurso no Senado.

Comissão independente

A 9 de Fevereiro, Leahy indicou que desejava criar uma comissão independente de inquérito sobre as derivas, nomeadamente no interior das fronteiras americanas, da administração Bush no quadro da sua «guerra contra o terrorismo».

«Nada provocou tantos prejuízos à estatura da autoridade moral da América que a revelação que, neste últimos oito anos, abandonamos o nosso empenhamento histórico a favor dos direitos do homem, violando a lei», argumentou Leahy.

Associações de defesa dos direitos do homem e parlamentares multiplicaram desde o Outono os apelos à abertura de um inquérito sobre as escutas telefónicas autorizadas pelo executivo sem mandato da justiça nem do Congresso, o recurso à tortura nos interrogatórios antiterroristas ou ainda o afastamento de nove procuradores em 2006 por razões políticas.

Recurso à tortura

Leahy precisou que pretendia inquirir também sobre o programa de transferência de detidos para interrogatórios levada a cabo pela CIA, os maus tratos na prisão de Abu Ghraib no Iraque, a destruição de documentos ou a redacção de notas internas que justificaram essas derivas, nomeadamente o recurso à tortura.

«Ninguém está acima das leis»

Interrogado a 9 de Fevereiro sobre a eventualidade de uma comissão de inquérito, o Presidente Barack Obama declarou: «a minha posição geral é de dizer: (...) viremos a página». «Mas penso também que ninguém está acima das leis», acrescentou, pronunciando-se a favor de acusações judiciais no caso de violações graves.

«Devemos ler a página antes de a voltarmos», afirmou esta quarta-feira Leahy, defendendo que o «objectivo da comissão seja o de encontrar a verdade». Precisou que esteve em contacto com a Casa Branca sobre esta questão.

«Saber se foram cometidos crimes»

Para si, o inquérito da comissão deverá ultrapassar a «questão de se saber se foram cometidos crimes» e dedicar-se sobre os «erros» que foram cometidos «de maneira a não repeti-los».

Uma sondagem Gallup de 12 de Fevereiro mostrou que cerca de dois terços dos norte-americanos são favoráveis à abertura de um inquérito sobre os métodos utilizados pela administração na sequência dos atentados do 11 de Setembro de 2001.



Fonte: IOL Diário

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , ,

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Olho de Deus

Para ver a animação clique neste gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this gif and wait a few seconds.



Um telescópio gigante do observatório de La Silla, Chile, conseguiu captar novas imagens do «Olho de Deus». A espiral de gás e pó resultantes da explosão de uma estrela, tem realmente a forma de um olho, é tão grande que demoraria dois anos e meio a atravessar de um lado ao outro.

Situada na constelação de Aquário, a 700 anos-luz da terra, pode ser vista da Terra até através de telescópios amadores.

Um equipamento topo de gama conseguiu estas imagens tão detalhadas, que permitem ver galáxias distantes no centro do olho.



Fonte: IOL Diário

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Aparelhos criam cérebros preguiçosos

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.



O uso desregrado das novas tecnologias pode ser meio caminho andado para uma má memória na velhice. O cérebro, não sendo um músculo, comporta-se como tal. Se não for usado, enferruja, alertam os especialistas.


"Se não se fizer alguma coisa já, teremos uma geração onde imperará a lei do menor esforço. Estamos a ficar escravos das máquinas. Sem estimulação, o cérebro ficará mais preguiçoso", alerta Manuel Domingos, coordenador da Unidade de Neuropsicologia do Hospital Miguel Bombarda, em Lisboa, e presidente da Comissão Científica da Sociedade Portuguesa de Neuropsicologia.


O cérebro parece estar a cair em desuso para muitas tarefas. Graças ao telemóvel, não é necessário memorizar números. As caixas registadoras fazem os trocos, enquanto o GPS retira a necessidade de ter "mapas mentais" ou pontos de referência. Poupa-se no cálculo e no raciocínio e corre-se o risco de alterar o funcionamento do cérebro, gerando massas cinzentas apáticas, atrofiadas.


Para o neuropsicólogo, as crianças são o grupo de maior risco. Na escola, o cálculo mental anda muito substituído pela calculadora. Em casa, são as consolas, os computadores e a televisão que captam as atenções, porque é mais seguro brincar em casa ou por falta de tempo dos pais, mergulhados nas lides domésticas.


Os circuitos cerebrais envolvidos na interacção com os outros ficam relegados para segundo plano, critica, por seu turno, Ana Queiroz, psicóloga no Porto. A má socialização, o isolamento, as distorções verbais, a dificuldade em interpretar mensagens verbais e de expressão são algumas das consequências nocivas para as crianças decorrentes dos excessos. A estes malefícios acrescem os casos extremos de fotossensibilidade, que podem até descarrilar em crises de epilepsia, quando os monitores passam a ser a única companhia diária.


"A culpa é da sociedade e dos planos de ensino, pelo mau uso que se dá às novas tecnologias e por não se estimular mais o cálculo mental. A escolaridade básica está a ficar muito dependente, escrava da maquinaria", diz o neuropsicólogo Manuel Domingos.


"Em vez de se fazer uma multiaprendizagem, restringem-se as actividades, penalizando a aprendizagem futura", reforça Ana Queiroz, lembrando a facilidade com que uma criança é capaz de aprender duas línguas em simultâneo e como pode ser demorado e difícil alfabetizar um adulto.


Na óptica dos especialistas, exercitar os neurónios enriquece o cérebro. É uma espécie de "seguro" de vida. Uma boa ou má reserva cognitiva será uma defesa ou um risco para a vida futura.


"Fala-se da estimulação cognitiva para prevenir doenças degenerativas, utiliza-se a mesma nessas doenças como forma de atrasar o processo. No entanto, no dia-a-dia, com todos os facilitismos à disposição, não implementamos comportamentos que nos ajudariam a manter as nossa capacidades em constante desenvolvimento. Prevenir nunca fez mal a ninguém", sustenta Ana Queiroz.



Fonte: Jornal de Notícias

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , ,

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Carnaval, Cinzas e Quaresma

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.



Olhando para o calendário, rapidamente se percebe que é a Páscoa quem rege o Carnaval: a Páscoa é celebrada no primeiro Domingo da lua cheia após o Equinócio da Primavera, no hemisfério Norte. O Carnaval acontece entre 3 de Fevereiro e 9 de Março, sempre 47 dias antes da Páscoa, ou seja, após o sétimo Domingo que antecede o Domingo de Páscoa.

Carnaval

O Carnaval é uma festividade popular colectiva, cíclica e agrária. Teve como verdadeiros iniciadores os povos que habitavam as margens do rio Nilo, no ano 4000 a.C., e uma segunda origem, por assim dizer, nas festas pagãs greco-romanas que celebravam as colheitas, entre o séc. VII a.C. e VI d.C.

A Igreja viria a alterar e adaptar práticas pré-cristãs, relacionando o período carnavalesco com a Quaresma. Uma prática penitencial preparatória à Páscoa, com jejum começou a definir-se a partir de meados do século II; por volta do século IV, o período quaresmal caracterizava-se como tempo de penitência e renovação interior para toda a Igreja, inclusive por meio do jejum e da abstinência.

Tertuliano, São Cipriano, São Clemente de Alexandria e o Papa Inocêncio II foram grandes inimigos do Carnaval, mas, no ano 590, a Igreja Católica permite que se realizem os festejos do Carnaval, que consistiam em desfiles e espectáculos de carácter cómico.

No séc. XV, o Papa Paulo II contribuiu para a evolução do Carnaval, imprimindo uma mudança estética ao introduzir o baile de máscaras, quando permitiu que, em frente ao seu palácio, se realizasse o Carnaval romano, com corridas de cavalos, carros alegóricos, corridas de corcundas, lançamento de ovos, água e farinha e outras manifestações populares.

Sobre a origem da palavra Carnaval não há unanimidade entre os estudiosos, mas as hipóteses “carne vale” (adeus carne!) ou de “carne levamen” (supressão da carne) levam-nos, indubitavelmente, para o início do período da Quaresma. A própria designação de Entrudo, ainda muito utilizada entre nós, vem do latim “introitus” e apresenta o significado de dar entrada, começo, em relação a esse tempo litúrgico.

Cinzas

No dia seguinte, a cinza recorda o que fica da queima ou da corrupção das coisas e das pessoas. Este rito é um dos mais representativos dos sinais e gestos simbólicos do caminho quaresmal.

Nos primeiros séculos, apenas cumprem este rito da imposição da cinza os grupos de penitentes ou pecadores que querem receber a reconciliação no final da Quaresma, na Quinta-feira Santa, às portas da Páscoa. Vestem hábito penitencial, impõem cinza na sua própria cabeça, e desta forma apresentam-se diante da comunidade, expressando a sua vontade de conversão.

A partir do século XI, quando desaparece o grupo de penitentes como instituição, o Papa Urbano II estendeu este rito a todos os cristãos no princípio da Quaresma. As cinzas, símbolo da morte e do nada da criatura em relação a seu Criador, obtêm-se por meio da queima dos ramos de palmeiras e de oliveiras abençoados no ano anterior, na celebração do Domingo de Ramos.

Quaresma

O termo Quaresma deriva do latim "quadragesima dies", ou seja, quadragésimo dia. É o período do ano litúrgico que dura 40 dias: começa na quarta-feira de cinzas e termina na missa "in Coena Domini" (Quinta-Feira Santa), sem inclui-la.

O sexto Domingo, que dá início à Semana Santa, é chamado "Domingo de Ramos", "de passione Domini". Desse modo, reduzindo o tempo "de passione" aos quatro dias que precedem a Páscoa, a Semana Ssanta conclui a Quaresma e tem como finalidade a veneração da Paixão de Cristo a partir da sua entrada messiânica em Jerusalém.

Uma prática penitencial preparatória para a Páscoa, com jejum, começou a surgir a partir de meados do século II; outras referências a um tempo pré-pascal aparecem no Oriente, no início do século IV, e no Ocidente no final do mesmo século.

Nos primeiros tempos da Igreja, durante esse período, estavam na fase final da sua preparação os catecúmenos que, durante a vigília pascal, haveriam de receber o Baptismo.

Por volta do século IV, o período quaresmal caracterizava-se como tempo de penitência e renovação interior para toda a Igreja, inclusive por meio do jejum e da abstinência, marcas que ainda hoje se mantêm.

Na Liturgia, este tempo é marcado por paramentos e vestes roxas, pela omissão do "Glória" e do "Aleluia" na celebração da Missa.
Nacional Octávio Carmo 23/02/2009 11:02 4342 Caracteres
2737 Quaresma



Fonte: Agência Ecclesia

Etiquetas: , , , , , , , , , , ,

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Carnaval Magalhães com Sócrates e Hugo Chávez

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.



Milhares de mascarados desfilam nas ruas de Torres Vedras e Loures, principais carnavais do distrito de Lisboa. No Carnaval mais português de Portugal, os foliões saíram para a rua pelas 15h00 para acompanharem o corso que este ano tem por tema 'Profissões' e especial foco sobre o computador Magalhães.

António Esteveira, presidente da Promotorres, empresa municipal que produz o Carnaval, estima em cerca de 20 mil o número de pessoas que esta tarde brincam ao Carnaval na cidade.

Um dos carros alegóricos mais fotografado pelos visitantes retrata o casamento por conveniência entre José Sócrates e o presidente venezuelano Hugo Chávez. O carro conta ainda com representações em forma de anjos dos ministros Mario Lino e Manuel Pinho. Várias imitações do computador Magalhães estão também presentes com mensagens referentes ao negócio de troca de petróleo por computadores.

A organização do Carnaval confirma que a polémica em torno do Magalhães atraiu mais foliões a Torres Vedras, pelo que no corso de ontem estiveram mais de 11 mil pessoas na rua.

A polémica resultou de quinta-feira a procuradora-adjunta de Torres Vedras, Cristina Anjos, proibir a exposição de imagens de mulheres nuas no ecrã de uma representação do Magalhães. Sexta-feira a mesma procuradora recuou na sua decisão e a representação ostenta agora o carimbo de Descensurado.

Em Loures, ao ritmo de música brasileira mais de 15 mil pessoas estão hoje no centro da cidade. Energéticos os figurantes acompanham os carros alegóricos, com majoretes e fanfarra convidando os visitantes a sambar. O rosto popular de Filipa Castro desfila pelo grupo das Mastronças de Moulin Rouge, que integra um grupo de 90 pessoas em que eles são elas.





Fonte: Correio da Manhã

Etiquetas: , , , , , , , , , ,

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Carnaval com Fernando Mendes

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.



Os «Carnavais» mais mediáticos, e não só, acabam sempre por ter uma figura mais ou menos conhecida a apadrinhar o evento. E se em Ovar ou Torres Vedras os «padrinhos» são por tradição figuras da terra, muitas localidades acarinham as figuras que habitualmente veêm na televisão.

Começando no Norte, vai ser possível encontrar o popular apresentador de televisão Fernando Mendes. No dia 24 de Fevereiro o corso do Carnaval de Arcos de Valdevez recebe o actor que promete a habitual diversão.


Já no concelho de Paredes, o Carnaval do Lordelo espera a presença de Nereida Gallardo. A espanhola, mais conhecida por ser a ex-namorada de Cristiano Ronaldo, vai ser a Rainha do Carnaval e fará parte do Corso no dia 22 de Fevereiro.


O Carnaval de Estarreja, um dos mais famosos do país, tem Reis em dose dupla. Se no domingo o corso conta com a participação do actor José Carlos Pereira, dois dias depois, na terça-feira, quem animará o corso como «monarca de Carnaval» é o apresentador José Carlos Malato.


A Mealhada, apesar de não ter um Rei do Carnaval, conta com Quim Barreiros para musicar e animar o Desfile de Carnaval «Noite de Folia», que acontece no dia 22 de Fevereiro.

Mais abaixo, na Figueira da Foz, dois apresentadores de televisão sobem ao trono carnavalesco. Dois apresentadores ligados ao programa da manhã da RTP, Praça da Alegria. Ana Viriato e Hélder Reis foram as figuras escolhidas para reinar no desfile de domingo.


Já no Sul, em Sines, a dose de reis também é dupla. João Baião, actor e apresentador de televisão, vai acompanhar o desfile de domingo, que começa às 15 horas, enquanto que a actriz Maria João Abreu será a figura central do desfile de dia 24.


No Algarve a monarquia do carnaval não foi esquecida, embora só se encontrem Rainhas. Em Vila Real de Santo António, Rita Pereira vai ser a grande atracção de um corso dedicado aos Jogos Olímpicos e que conta com 10 carros alegóricos. A actriz desfilará no dia 22 em Vila Real de Santo António e dois dias depois em Monte Gordo.


Para terminar, ainda em solo algarvio, o Carnaval de Loulé tem como convidade especial uma figura pública que nasceu na terra. Vitória Guerra, actriz que começou na novela Morangos com Açucar, é louletana e regressa como figura de destaque nas comemorações da época carnavalesca.


Fonte: Notícias Sapo

Etiquetas: , , , ,

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Carnaval no Rio de Janeiro

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.



Mais de 70 mil pessoas são esperadas para assistir aos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial no Sambóbromo da Rua Marquês de Sapucaí durante o Carnaval no Rio de Janeiro, neste domingo e segunda-feira.

Considerada a maior festa popular, o ponto alto do Carnaval são os desfiles de 12 Escolas de Samba que se destacam pelo espectáculo de cores e luzes, efeitos especiais, fantasias, alegorias, adereços e muito samba.

Com cerca de cinco mil integrantes em cada agremiação, as escolas levam este ano para a avenida enredos sobre religiões, crenças, célebres escritores da literatura brasileira, diversidade cultural regional e de outros países.

Os desfiles começam às 21:00 locais (meia-noite em Lisboa) e cada escola tem, no máximo, 80 minutos para se apresentar e atravessar os 800 metros de pista do Sambódromo.

Para acrescentar brilho ao Carnaval, dançarinas francesas, alemãs, cubanas e inglesas do famoso cabaré francês Moulin Rouge também desfilarão na Marquês de Sapucaí no Rio. Elas vão estar num carro alegórico da Escola Grande Rio que reproduz o cabaré para homenagear o ano da França no Brasil.

Praticamente todos os ingressos para os desfiles do Grupo Especial já foram vendidos. Segundo informações da Liga Independente das Escolas de Samba, restam apenas 400 ingressos para os dois dias.

A venda é bastante disputada e o preço varia entre cinco reais (pouco menos de dois euros) o mais barato, passando por 1.000 reais (cerca de 300 euros) e pode alcançar o valor de 75.000 reais (mais de 25.000 euros) para os camarotes que geralmente são comprados por empresas e políticos.

Pela primeira vez em seis anos de Governo, o Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, poderá estar presente na primeira noite de desfiles. Se for ao Sambódromo, Lula da Silva será o segundo Presidente a ver os desfiles no Rio de Janeiro. Até agora, o único a estar pessoalmente no Sambódromo para o Carnaval foi o então Presidente Itamar Franco, durante o seu mandato de 1992 a 1994.



Fonte: IOL Diário

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , ,

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Diabos à solta no Carnaval


Os diabos vão andar à solta pelas ruas de Lazarim, misturando-se com senhorinhas, bruxas e até agentes da GNR. São os caretos feitos em madeira de amieiro, que tornam único o Carnaval desta vila de Lamego.

Nas vésperas do Entrudo, meia dúzia de artesãos agarram-se afincadamente aos formões e às goivas para transformarem um tronco de madeira em máscaras carrancudas.

Sentado num sofá de um improvisado «atelier» onde, por esta altura do ano, passa os seus serões, Adão Almeida, de 46 anos, dá os retoques finais às ventas do diabo. Mais um cornudo.

Desde que começou a fazer caretos, o que aconteceu «meio ano antes de casar, há 25 anos», já esculpiu diabos e senhorinhas - os dois mais tradicionais - um burro, um porco, um boi e até um canguru, entre muitos outros.

Mas é dos belzebus chifrudos de que mais gosta. Se tiver tempo e madeira suficiente, aplica-se para surpreender aqueles que participam no Carnaval de Lazarim.

Uma máscara simples demora «quatro ou cinco serões» a ter a forma final, mas Adão Almeida lembra aquela que fez com «dois grandes sardões na cara, um de cada lado, e no chifre uma sardanisca mais pequena», que lhe ocupou 31 serões, mas lhe rendeu um bom dinheiro. «A média é 250 euros, mas já tive peças aqui por praticamente 500 euros», contou.

O peso é outro dos aspectos a ter em conta, havendo aquelas que chegam aos oito quilos, «dependendo do tamanho do bicho». No ano passado, lembrou-se de fazer uma máscara para a sua neta, com cerca de um ano. «Fi-la muito pequenina, muito trabalhosa e a miudinha lá saiu, toda contente. Têm-na lá guardada em casa, para mim foi uma alegria», afirmou.

Mas não há amor como o primeiro. O artesão não esquece a sua primogénita que, apesar de ter sido esculpida ao sabor da imaginação e de na altura não ver televisão, se assemelhou ao rosto de Álvaro Cunhal.

«Naquele ano apareceu um colega meu com uma máscara de madeira. Já tinha visto algumas vezes mas nunca tinha pegado nelas. Peguei nela, gostei daquilo. Vim para casa e para o ano a seguir tive de fazer uma», recordou.

«Fui para a rua e diziam «olha, é a cara do Álvaro Cunhal», contou, lamentando não a ter hoje consigo de recordação, porque lha roubaram no Porto, no Mercado Ferreira Borges.

José Costa, mais conhecido por Costinha, de 36 anos, teve melhor sorte. Ainda hoje a sua primeira máscara, que fez com doze anos, está exposta na Casa do Povo de Lazarim, ao lado da de um primo seu.

Um diabo com uns cornos tamanho XXL

A ingenuidade do pequeno rosto de criança do primeiro careto contrasta com aquele que está agora a talhar e que promete ver-se ao longe: um diabo com uns cornos tamanho XXL, que medem 70 centímetros.

«Este já é o terceiro diabo que faço cornudo. Comecei com um diabo com 50 centímetros (de cornos), passou para 60 e agora já vai com 70 centímetros de comprimento. E para o ano não sei se não chegará aos 80», avisou.

Todos os anos «tem sido sempre o mesmo cornudo a aguentar» com as máscaras de cornos avantajados, contou, esclarecendo de imediato que o moço em causa, «embora já namore», só será assim cornudo «no dia de Carnaval, com a máscara».

Outro careto saído da oficina de Costinha que promete chamar a atenção é o do agente da GNR. «Já tenho um GNR executado, não vai ser muito bem visto. Vamos ter aí elementos da GNR a tomar conta do trânsito...», disse. Resta a Costinha confiar no ditado que reza «É Carnaval, ninguém leva a mal».


Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , ,

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Cavalo à solta nas ruas de Paris

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.



Chama-se «Garibaldi» e é um garanhão com 15 anos que ficou famoso, esta semana, por uma fuga inusitada pelas ruas de Paris.

O cavalo da guarda francesa soltou-se do polícia que o montava e desatou a trotar pelas ruas de Paris.

«Garibaldi» conseguiu fugir durante 15 minutos e percorrer cinco quilómetros, passando semáforos vermelhos e até escorregando para fugir a um camião.

As autoridades locais explicaram que o animal estava desesperado, a tentar voltar para o estábulo.



Fonte: IOL Diário

Etiquetas: , , , , , , , , , , ,

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Hillary Clinton de passagem pela China

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.



A secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton, afirmou hoje em Pequim que os Estados UNidos e a China, juntos, poderão ajudar o mundo a sair da crise económica; e esclareceu que isto deve ser mais importante do que quaisquer considerações sobre direitos humanos.
Na sua primeira visita à Ásia como chefe da diplomacia da Administração Obama, Clinton foi muito mais suave quanto às liberdades políticas e religiosas dos chineses do que o tinha sido num discurso feito em 1995 em Pequim, no qual criticara abertamente a atitude das autoridades locais para com os direitos humanos.
N uma conferência de imprensa que deu em conjunto com o ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, Yang Jiechi, a secretária de Estado norte-americana afirmou que as duas potências teriam "discussões francas sobre assuntos quanto aos quais existem discordâncias, incluindo os direitos humanos, o Tibete, a liberdade religiosa e a liberdade de expressão.
No entanto, deixou bem claro que o mais importante são os esforços conjuntos para fazer avançar o crescimento, face à crise financeira generalizada, para controlar as alterações climáticas e para enfrentar desafios como o programa nuclear da Coreia do Norte.
Enquanto isto, alguns dissidentes denunciaram as pressões a que têm sido submetidos e tentativas da polícia para os reduzir ao silêncio durante a visita que Clinton amanhã termina. A secretária de Estado dos EUA foi inclusive recebida pelo Presidente Hu Jintao.
Os dois países começaram já a preparar a reunião que o G20 vai ter em Londres no dia 2 de Abril, destinada a encontrar uma resposta mundial para a crise económica, confirmaram a visitante e o seu homólogo Yang Jiechi, que tencionam entretanto voltar a conferenciar já no próximo mês, na América, para coordenar as posições que irão ter naquela cimeira.
Por seu turno, o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, que também recebeu a antiga primeira dama dos Estados Unidos, disse ter gostado muito de a ter ouvido citar um velho provérbio da China: "Todos os países deveriam atravessar o rio de maneira pacífica, porque estão todos no mesmo barco".



Fonte: Público.pt

Etiquetas: , , , , , , , , ,

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


A invisibilidade espanhola

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.

O Centro de Tecnologia Nanofotónica de Valência, em Espanha, desenvolveu novos materiais com propriedades que podem provocar a invisibilidade em dimensões nanométricas. De acordo com a Agência Lusa, o estudo pretende ser aplicado nas áreas da segurança e defesa.


O projecto CONSOLIDER quer produzir materiais em escalas maiores «sem alterar as propriedades» que geram a invisibilidade. As aplicações a esses materiais poderiam conseguir que submarinos, satélites ou aviões ficassem invisíveis aos radares ou sistemas de sonar.


Através dos metamateriais desenhados com propriedades e estruturas específicas para alterar o caminho dos raios de luz que reflectem nos objectos consegue-se a invisibilidade. Assim, a luz viaja em direcção ao objecto, mas não chega a tocar, nem a reflectir neste.


Fonte: IOL Diário

Etiquetas: , , , , , , , , , , , ,

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Padres trocam batina por calções


Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.




Homens de carne e osso, amantes do futebol, membros da comunidade. 130 padres, dez países, um torneio de futebol. O Champions Clerum decorreu entre os dias 17 e 19 de Fevereiro e colocou frente a frente num ringue de futsal aqueles que normalmente fazem do altar o seu espaço de privilégio.

O Maisfutebol esteve no Pavilhão Municipal de Famalicão, onde decorreu o último dia de competição, e absorveu o espírito dominante na prova. Aqui, a cartilha professada é o fair-play e o respeito pelo próximo - seja ele adversário, árbitro ou um mero espectador ¿ levado ao limite.

Como nos explicou o padre Marco Gil, capitão da selecção de Portugal e um dos organizadores do certame, «há um homem imperfeito por trás do sacerdote». Um homem com prazer pela prática do desporto, com paixão pela vitória mas, conforme tivemos oportunidade de ver, subserviente à máxima educação.

«Somos padres mas também membros da comunidade. Qualquer um de nós pode errar. Com este torneio, que já vai na sua quarta edição, aproximamo-nos das pessoas», explicou-nos o padre Marco Gil, que até é muito bom de bola. Talvez mesmo o melhor dos sacerdotes que vimos em acção no terreno de jogo.

Um padre adorador de Lineker e Baresi

O respeito é muito bonito mas, como em qualquer actividade competitiva, o objectivo é vencer. «Ninguém gosta de perder, nós também não. Jogamos com respeito, em perfeita comunhão, mas para ganhar. No final, sim, vamos todos conviver em harmonia», refere Marco Gil, um apaixonado pelo desporto-rei.

«Habituei-me desde cedo a admirar jogadores respeitadores. Quando era criança o meu atleta favorito era o Gary Lineker, ponta-de-lança da Inglaterra e um verdadeiro gentleman. Depois comecei a apreciar o Franco Baresi, um senhor do futebol também.»

Do Paços do Lima à selecção do sacerdócio

Na selecção de Portugal, um dos sacerdotes faz do futsal uma forma de vida. Quando não celebra homilias, o padre Cunha veste o equipamento do Paços do Lima, um clube que milita na primeira divisão regional da Associação de Futebol de Viana do Castelo.

Quatro vezes por semana, é vê-lo entusiasmado na defesa de uma causa bem distinta daquela que o levou ao seminário. Sem surpresa, foi um dos seleccionados para representar Portugal na Champions Clerum.

«O ambiente nesta prova é completamente diferente daquele que encontro nos jogos oficiais do meu clube. É tudo mais tranquilo», confessou-nos, antes de elogiar a preparação da equipa nacional.

«Temos um bom treinador, que nos guia e orienta com autoridade. E isso até nem seria fácil à partida, pois qualquer padre está mais habituado a liderar do que ser liderado», concluiu o padre Cunha, antes de iniciar o aquecimento para o jogo das meias-finais entre Portugal e a Bósnia.

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , ,

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


O Indiana Jones português?

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.



Não tem formação na área da Arqueologia, mas partiu à procura de achados históricos. Mário Tavares, antigo emigrante, de 58 anos, escavou em terrenos públicos de Valpaços e Chaves e encontrou 113 artefactos das épocas romana e medieval. Foi constituído arguido pela Polícia Judiciária.

Apaixonado pelas antiguidades, há já cerca de quatro anos que Mário Tavares perfurava espaços de povoamento antigo nas zonas de Lebução, em Valpaços, e Cabeça de Polide, em Chaves, à procura de restos materiais de séculos longínquos.

Autêntico autodidacta na área da Arqueologia, encontrou 113 peças das épocas romana e medieval, entre as quais moedas e objectos em bronze, barro e em granito. Face à riqueza histórica das peças, não há sequer uma cotação de mercado para os artefactos encontrados pelo antigo emigrante nos Estados Unidos da América.

Mário Tavares guardava todo o material em casa, não vendendo as peças arqueológicas, que agora se encontram na posse do museu de Macedo de Cavaleiros.

O homem, identificado pela PJ numa acção inédita, já havia sido notícia no CM. O nosso jornal publicou, em Março de 2008, a história do entusiasta que trouxe à luz do dia artefactos romanos. "Fui eu que descobri. O espaço é privado, tinha autorização do proprietário para fazer escavações e não tinham nada que intrometer-se", disse Mário Tavares sobre a então intervenção do Instituto Português do Património Arquitectónico. "Espero agora que as instituições promovam um levantamento do local. Sozinho não consigo", lamentou o agora arguido.

APONTAMENTO

LEGISLAÇÃO ESPECIAL

Mário Tavares incorre no crime de violação de vestígio arqueológico, integrado numa legislação especial. O ex-emigrante arrisca até três anos de cadeia.



Fonte: Correio da Manhã

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , ,

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


O disfarce perfeito do Bin Laden

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.



Um professor norte-americano decidiu aplicar técnicas usadas para detectar espécies ameaçadas com o objectivo de localizar locais prováveis onde o líder da Al-Qaeda, Ossama Bin Laden, se poderá encontrar escondido. Thomas Gillespie diz ter chegado a três lugares suspeitos no Paquistão.

De acordo com o jornal britânico «Telegraph», para chegar aos resultados publicados num artigo publicado na «MIT International Review», a equipa liderada pelo professor da Universidade da Califórnia ponderou factores como segurança, electricidade, espaço para uma comitiva de guarda-costas, valendo-se dos padrões de disseminação das espécies animais.

Segundo o investigador, o local mais provável para refúgio de Bin Laden é Parachinar, no Paquistão, junto à fronteira com o Afeganistão, onde o líder da Al Qaeda acolheu vários mujahideen durante a invasão soviética na década de 1980.

Tendo em conta a necessidade de Bin Laden se submeter a tratamento de hemodiálise e esconder-se do escrutínio dos poderosos satélites norte-americanos foram identificadas três casas.

Apesar da equipa de Gillespie descrever o seu trabalho como a «primeira abordagem científica para determinar a actual localização» do líder do grupo terrorista, o seu carácter pouco vulgar já foi alvo de críticas.

«A ideia de identificar três edifícios numa cidade com meio milhão de habitantes, especialmente num país que os autores nunca visitaram, é um demasiado confiante», disse Kim Rossmo da Universidade Estatal do Texas ao jornal «USA Today».



Fonte: IOL Diário

Etiquetas: , , , , , , , , , ,

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Gago Coutinho e Sacadura Cabral


Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.




A Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL) celebra terça-feira os 140 anos do nascimento do almirante Gago Coutinho, 'por ter sido um homem que tanto dedicou à SGL e à história das descobertas portuguesas', numa cerimónia onde estará o Presidente da República.

Depois de um colóquio referente ao espólio do Almirante, que terá lugar na SGL com a presença de Aníbal Cavaco Silva, vai ser inaugurada uma mostra que exibirá parte relevante e significativa das suas doações à instituição, ao longo do seu percurso.

Para Luís Aires-Barros, presidente da SGL, é importante assinalar os 140 anos do nascimento de Gago Coutinho e os 50 anos da sua morte por várias razões, mas, principalmente, por ter sido um cartógrafo, um geodata, um homem da Geografia e das descobertas.

'Gago Coutinho foi um homem do campo, do terreno, das descobertas, que percorreu cinco mil quilómetros a pé, com uma grande bagagem do ponto de vista matemático e cartográfico', sintetiza.

Luís Aires-Barros salienta ainda o papel do Almirante enquanto sócio da SGL, durante 57 anos, à qual doou parte da sua biblioteca e um vasto espólio material.

Ainda neste colóquio, vai ser entregue o Prémio Internacional Almirante Gago Coutinho, no valor de 2.500 euros, destinado a premiar trabalhos originais de investimento no âmbito das Ciências da Terra, que contribuam para o avanço do conhecimento nessa área científica.

Carlos Viegas Gago Coutinho nasceu a 17 de Fevereiro de 1869, em Lisboa, e morreu a 18 de Fevereiro de 1959, também em Lisboa.

Seguiu a carreira de marinheiro e aos 17 anos de idade alistou-se na Marinha, entrando para a Escola Naval, onde concluiu o curso em 1888.

Entre 1898 e 1918 dedicou-se maioritariamente à função de geógrafo de campo e descobriu novos métodos de exploração de delimitação de fronteiras.

Neste percurso, foi ganhando gosto pela aviação e tentou adaptar à aeronavegação os processos e instrumentos da navegação marítima.

É nesse percurso que conhece Sacadura Cabral, que viria a ser o seu companheiro de obras e feitos. Em 1922 realizou com ele a primeira viagem aérea entre Lisboa e o Rio de Janeiro (Brasil).

Foi um investigador persistente dos Descobrimentos, contribuindo para definir e contar as rotas portuguesas pelo mundo, bem como técnicas náuticas utilizadas nas caravelas portuguesas.

A partir de terça-feira, e durante 15 dias, parte das suas contribuições nestes campos poderão ser vistas na SGL.

Fonte: Correio do Minho

Etiquetas: , , , , , , , ,

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Ministro japonês embriagado

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.


O ministro japonês das Finanças, Shoichi Nakagawa, anunciou esta terça-feira que vai demitir-se nas próximas semanas, após ter sido acusado de embriaguez durante uma reunião do G7 em Roma.

O ministro indicou aos jornalistas que vai abandonar as suas funções após a adopção pelo Parlamento do orçamento do Estado para o ano de 2009-2010.

Este orçamento deve em princípio ser votado até 31 de Março.

Conhecido pelo seu gosto imoderado pela bebida, Nakagawa surgiu aparentemente em estado de embriaguez, durante uma conferência de imprensa à saída da reunião dos ministros das Finanças e banqueiros centrais do G7, sábado em Roma.

As televisões mostraram-no com um olhar vago, a boca empastada, tropeçando nas palavras, incapaz de terminar as suas frases, adormecendo mesmo várias vezes.

Até agora, Nakagawa, sempre afirmou o seu estado se ficou a dever à ingestão excessiva de medicamentos antigripais.


Fonte: IOL

Etiquetas: , , , , , , , , , , , ,

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


O Rei da América Latina

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.



O presidente Hugo Chávez celebrou domingo os resultados do referendo que aprovou uma emenda da Constituição para permitir a possibilidade de se candidatar ilimitadamente à presidência da República e anunciou um novo ciclo da «revolução bolivariana», 2009-2019.

«Foi uma grande vitória, aqui está o povo a levantar as bandeiras da vitória popular», foram as primeiras palavras do presidente Hugo Chávez, transmitidas em simultâneo e de maneira obrigatória pelas rádios e televisões do país.

Desde o «balcão do povo», do palácio presidencial de Miraflores, Hugo Chávez anunciou que «com esta vitória começa um terceiro ciclo da revolução bolivariana, de 2009 a 2019».

«Estou pronto, abrimos as portas ao futuro, para percorrer o caminho da dignidade e do socialismo. Há que reforçar a marcha do verdadeiro socialismo», sublinhou Chávez, perante milhares de simpatizantes que empunharam bandeiras vermelhas (a cor da revolução).

Hugo Chávez vincou que «a Venezuela deve ser socialista ou não será uma pátria perpétua» e anunciou que «a menos que Deus disponha outra coisa, a menos que o povo disponha outra coisa, este soldado (Chávez) já é pré-candidato à presidência para 2013».

«Que veja o Mundo como brilha a luz do povo de Simón Bolívar. Aqui estou de pé, firme, mande-me o povo que saberei obedecer-lhe, soldado sou e saberei obedecer-lhe», frisou o chefe de Estado.

Aplauso para Fidel

Chávez pediu ainda um forte aplauso para o ex-presidente cubano Fidel Castro e agradeceu ao povo de Cuba: Esta vitória «também é tua Fidel e é de todo o povo cubano e da nossa América».

«Ressuscitámos (com o resultado do referendo) a pátria que estava morta e humilhada (...) Estou a falar da pátria e da necessidade de que a façamos perpétua. A pátria é uma ou não o é. A pátria venezuelana ou é socialista ou nunca será uma pátria perpétua», disse.

Aos seus simpatizantes, Chávez deixou um agradecimento: «hoje vocês escreveram o meu destino político que é igual ao destino da minha vida».

«Quero dizer-lhes que o assumo com plenitude em alma e espírito. Hoje quero jurar de novo ao povo venezuelano que a partir deste instante me consagro integramente ao pleno serviço do povo venezuelano», sublinhou.

Por outro lado, o presidente venezuelano anunciou que o combate à insegurança e à corrupção vai estar entre as prioridades do seu governo.

A maioria dos venezuelanos aprovou a emenda da constituição nacional para permitir ao presidente Hugo Chávez candidatar-se ilimitadamente à presidência da República.

Segundo a presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Tibisay Lucena, o «sim» obteve 54,36 por cento dos votos (6.003.544) e o «não» 45,63 por cento dos votos (5.040.082).

Os resultados correspondem ao momento em que estavam apurados 94,2 por cento dos boletins de voto.



Fonte: IOL Diário

Etiquetas: , , , , , , , , , ,

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Astrofísicos acreditam na existência de planetas como o nosso

Para ver a animação clique neste gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this gif and wait a few seconds.



Planetas parecidos com a Terra, habitáveis - em termos humanos - e com algum tipo de vida provavelmente existem em órbita de estrelas vizinhas ao nosso sistema, afirmam os astrofísicos americanos reunidos no congresso anual da Associação Americana para o Progresso da Ciência (AAAS), realizado esta semana em Chicago.

"Há uma dúzia de sistemas solares comparáveis com o nosso a uma distância de uns 30 anos-luz ou menos, e acho que um bom número destas estrelas, talvez a metade, tem planetas como a Terra a orbitar em torno delas", afirmou Alan Boss, astrofísico do Carnegie Institution for Science.

"Acho que por isso há boas hipóteses de que encontremos planetas como a Terra em distâncias entre 10, 20 ou 30 anos-luz", acrescentou.

Boss disse ainda estar convencido de que o telescópio espacial americano Kepler - que será lançado em 5 de março - e o satélite europeu Corot - colocado em órbita em 2006 - acabarão por encontrar planetas assim, similares à Terra.

"Eu ficaria muito assustado se o Kepler ou o Corot não descobrirem planetas 'terrestres', principalmente porque já estamos a descobrir", afirmou ainda.

O Corot descobriu o menor planeta externo ao sistema solar conhecido até então - cerca de duas vezes o diâmetro da Terra - perto da sua estrela e também muito quente, segundo anunciaram os astrónomos no início de Fevereiro.

Com a próxima geração de telescópios espaciais será possível detecter "se há metano e oxigênio na atmosfera, o que seria uma prova sólida, não apenas de que são habitáveis, como também estão habitados", explicou.

"Se existe um mundo habitável e se ele evolui durante tantos milhares de milhões de anos, é claro que ele vai gerar algum tipo de forma de vida", garantiu.

Raymond Jeanloz, professor de ciência planetária e astronomia da Universidade da Califórnia, falou no mesmo sentido.

"Concebemos a vida em função da compreensão que temos da genética, no sentido de que a vida é inevitável se os mesmos elementos necessários para sua existência na Terra também estão presentes em outro lugar", explicou.
A respeito de eventuais civilizações extraterrestres, Alan Boss comentou que se trata "de uma busca interessante e importante, ainda que as probabilidades de encontrar sejam muito poucas".

"Mas se encontrarmos algo será uma descoberta tão gigantesca que faz com que valha a pena que continuemos à procura", concluiu.



Fonte: Sapo AFP

Etiquetas: , , , , , , , , , , , ,

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Mais de 10 mil cães perigosos em Portugal

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.



Há mais de dez mil cães potencialmente perigosos em Portugal e quase 1.500 com «cadastro criminal» ou comportamentos agressivos.

Sem trela nem açaime, são vistos como uma ameaça por quem pede ajuda à Polícia, que por vezes se recusa a actuar, refere a Lusa.

Na Direcção-Geral de Veterinária estão registados 10.357 cães das sete raças definidas como potencialmente perigosas e a maioria vive nas grandes cidades. Diz a lei que não podem andar na rua sem trela nem açaime e que só podem ser conduzidos por maiores de 16 anos. Mas nem todos a cumprem.

No ano passado, a Brigada Especial de Fiscalização de Animais (BEFA) da Polícia Municipal (PM) de Lisboa levantou mais de 700 autos e apreendeu 32 animais potencialmente perigosos que andavam à solta na capital.

Todos os dias chegam ao comando da PM novas denúncias que exigem a actuação das BEFA: só em Lisboa há registo de 419 cães potencialmente perigosos.

Além desta lista, existe uma outra onde estão inscritos os canídeos que já têm o «registo criminal» manchado: atacaram pessoas ou outros animais ou então têm reconhecidamente um «carácter e comportamento agressivo». São 1.437 em todo o país e 127 só em Lisboa.

Os agentes Rui Pedro e António Gaudêncio, da BEFA, já sabem onde vive a maioria dos cães perigosos da cidade e quais as zonas preferidas pelos donos para passear os animais.

«Na semana passada passámos cerca de uma dezena de autos relacionados com cães potencialmente perigosos. Duas autuações foram de 2.400 euros cada», recorda o agente Gaudêncio, apontando a falta de legalização dos animais como outra das principais irregularidades detectadas.

No primeiro ano de actividade, os agentes nunca foram mordidos, mas já apanharam «muitos sustos». Mas isto é algo que não os assusta: «Se houver uma denúncia vamos, seja onde for», garantiu o agente Rui Pedro.

Nem todas as cidades contam com equipas como a BEFA. Maria Rodrigues mora numa urbanização nova na Amadora, onde «em cada prédio há pelo menos um cão». Tem um rafeiro e é uma apaixonada por animais, mas a presença de «tantos rottweillers num bairro onde vivem muitas crianças» é algo que a assusta.

Mãe de um rapaz de 17 meses, Maria começou por estranhar que nunca houvesse crianças no parque infantil do bairro, mas depressa percebeu a razão: «Ninguém leva lá as miúdos com medo dos cães. Aqui, os espaços verdes são deles (animais) e andam sem trela nem açaime. Já liguei várias vezes para a PSP da Amadora e para a Polícia Municipal e eles dizem que não podem fazer nada. Dizem que quando acontecer alguma coisa vêm cá».

Segundo a DGV, estão registados na Amadora 57 cães potencialmente perigosos e 15 perigosos.

Contactadas as Polícias das cidades do país com mais registo de animais perigosos ou potencialmente perigosos e a maioria disponibilizou-se para ir ao local verificar a situação. No entanto, alguns elementos das esquadras da PSP e postos da GNR confirmaram o cenário relatado de Maria Rodrigues.

Em Castelo Branco, onde há registo de 17 cães potencialmente perigosos, a PSP disse que era preciso «ir à esquadra», «fazer uma denúncia» e «assumir as responsabilidades» para os agentes poderem actuar.

Contactados às 15:00, os agentes de Coimbra disseram que era preciso «ligar para o canil». «Fora das horas de expediente não podemos fazer nada», explicou o agente. Já os responsáveis do canil disseram que era preciso «apresentar queixa por escrito».

Em Sintra, localidade que concentra mais cães potencialmente perigosos do país (450), a GNR recusou-se a aceitar denúncias anónimas. Idêntica resposta do posto de Ponte de Sor, distrito de Portalegre, onde um militar questionou o número da porta onde estava o cão, já que a patrulha não ia «andar na rua para cima e para baixo».


Fonte: IOL Diário

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , ,

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


João Paulo II, O Papa de Fátima

Para ver a animação clique neste gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this gif and wait a few seconds.



O “Papa de Fátima” está retratado a partir desta sexta-feira em Fátima, numa exposição inaugurada pelo bispo de Leiria-Fátima, D.António Marto.

João Paulo II “foi e é verdadeiramente o Papa de Fátima. Há uma atracção natural da figura, da imagem e da vida de João Paulo II por parte dos peregrinos de Fátima”, afirmou D.António Marto no Santuário de Fátima, na inauguração de uma exposição fotográfica que retrata os anos de 1952 a 1954, quando Karol Wojtyla era responsável pela Pastoral Universitária de Cracóvia, na Polónia.
Sob o tema “Karol Wojtyla, a Fé, o Caminho, a Amizade. Excursões com os Amigos (1952-1954)”, a exposição vai estar patente até Junho na Igreja da Santíssima Trindade e é uma organização da Embaixada da República da Polónia e da Universidade Católica Portuguesa.
Na inauguração, a embaixadora Katarzyna Skórzynska destacou que a abertura da exposição decorre num ano em que se assinala "o vigésimo aniversário das mudanças democráticas que ocorreram na Polónia" e aproveitou a ocasião para lembrar o homem que “sempre apoiou a luta contra o regime comunista, pela liberdade, pela independência e apoiou muito o movimento Solidariedade que deu início às mudanças democráticas na Polónia".
Em declarações à Lusa, a responsável acrescentou que "nos tempos tão difíceis como hoje" faz falta João Paulo II, que "sempre enfrentou as situações difíceis com muita coragem, com muita esperança e amor".



Fonte: Rádio Renascença

Etiquetas: , , , , , , , , ,

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Ratos matam vacas em Portugal

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.



Segundo os números oficiais do Ministério da Agricultura, morreram 787 bovinos na região de Portalegre desde Dezembro de 2007. Embora ainda estejam a ser feitas mais análises aos animais mortos, a leptospirose já é apontada como a principal causa de uma epidemia que causou milhares de euros de prejuízos.


Bactéria dos ratos já matou 800 vacas


"Já viu isto?! E agora, em tempo de crise vem ainda mais isto para nos complicar a vida." Domingos António, proprietário de uma exploração agropecuária em Nisa, é um dos muitos criadores de gado da região de Portalegre a sofrer as consequências de um surto de leptospirose - uma bactéria mortal que se transmite pela água, alimentos ou solo contaminado e que penetra na pele de animais e humanos -, a principal responsável pela morte de 787 (números oficiais) bovinos desde o passado mês de Dezembro. "Só nas últimas três semanas já morreram 30 das 324 vacas que aqui tínhamos", conta. Os agricultores falam em milhares de euros de prejuízos.

Em comunicado oficial emitido ontem, o Ministério da Agricultura explica mesmo que, deste número, "alguns dos casos podem ser considerados anormais, particularmente os que são oriundos de explorações nas quais a taxa de mortalidade ultrapassa 1%. Nalgumas explorações as taxas rondam os 15%", pode ler-se.

Porém, e apesar da situação de apreensão generalizada, alguns criadores contactados pelo DN chegam a falar na existência de centenas de outros animais (só em Nisa, cerca de 500) que apareceram mortos sem razão aparente nos últimos meses, apontando para números que ultrapassam em larga medida a estimativa oficial, sobretudo nas regiões de Nisa, Crato, Castelo de Vide e Avis.

Fernando Bernardo, subdirector da Direcção-Geral de Veterinária explica que a proliferação da doença tem relação directa "com a falta de pastagens, a intensidade das chuvas e a existência de ratos, que acabam por transmitir a doença, principalmente nas explorações onde não tem havido vacinação", precisamente onde tem ocorrido um acrescido índice de mortalidade.

Apesar das conclusões apresentadas pelo Ministério da Agricultura, os produtores agropecuários da região aguardam pelos resultados de análises independentes entretanto requeridas, para aferir as causas da morte dos animais, assinala António Bonito, presidente da Associação de Agricultores do distrito de Portalegre, que considera mesmo ser "prematuro estar a avançar com causas prováveis antes das análises estarem concluídas", reitera. Entretanto, está agendada para hoje uma reunião que vai contar com a presença de elementos da Direcção-Geral de Veterinária e do Laboratório Nacional de Investigação Veterinária.


Fonte: DN Online

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , ,

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Sexta-feira 13 e a superstição

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.




As pessoas recorrem mais à superstição e à religião em tempos de crise, um fenómeno que está relacionado com a insegurança e a falta de controlo das situações, disse à Lusa o sociólogo Moisés Espírito Santo.

«Quanto maior for a crise, mais as pessoas recorrem a superstições», disse, salientando que é também em tempos de crise que as pessoas mais se viram para igrejas e religiões.

Para o sociólogo, especialista em religiões, as superstições tradicionais, como ter azar numa sexta-feira 13 ou o não passar debaixo de escadas, são actualmente «um pouco de folclore».

As «superstições urbanas»

«O número 13 é simbólico em muitas culturas e passar por debaixo de uma escada é passar ao contrário do que deve ser, que é passar por cima», explicou.

No entanto, considera que estas crenças populares foram substituídas por outro tipo de superstições aparentemente mais eruditas, como o recurso aos videntes: «As crenças populares tradicionais viraram-se hoje para certas linguagens, como os horóscopos, o tarot e o recurso aos videntes, que é o que está actualmente na moda, e que são crendices populares também, mas mascaradas com uma linguagem técnica e científica.»

As pessoas cada vez mais procuram estas «superstições urbana» porque, segundo Moisés Espírito Santo, «têm necessidade de acreditar em qualquer coisa».

Pessoas «têm de se sentir acompanhadas»

«As pessoas têm de se agarrar a qualquer coisa que seja estável e isto é o sobrenatural, que pode ser supersticioso ou então apoiar-se em grupos religiosos», disse, salientando que muitos dos novos grupos religiosos surgem precisamente «orientados para o sucesso económico e familiar», que é o que falta às pessoas.

«A existência vulgar, por vezes, é bastante pobre e, portanto, as pessoas têm de se sentir acompanhadas contra as dificuldades da vida», considerou.

Segundo o sociólogo, esta falta de controlo sobre determinada situação da vida tanto pode levar alguém a recorrer a um vidente como, por exemplo, a guardar gravuras e imagens dos santos ou a seguir instruções de pagelas com orações e rituais específicos, para que determinado anjo ou santo protector resolva o problema de que é padroeiro.


Fonte: IOL Diário

Etiquetas: , , , , , , , ,

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Amante do século XXI

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.




A tecnologia é a «amante» do século XXI e tem levado muitos casais a procurar ajuda contra este intruso que, silencioso e económico, rouba cada vez mais espaço às famílias, ao amor e ao sexo, escreve a Lusa.

O sexólogo Júlio Machado Vaz não hesita em eleger este como o problema conjugal que mais tem crescido nos últimos tempos. «Não há uma semana em que não me entre um casal pelo consultório dentro com problemas graças à tecnologia», disse à Lusa.

A propósito do Dia dos Namorados, que se assinala sábado, Júlio Machado Vaz contou que, com as novas tecnologias, nomeadamente a Internet, «o outro isola-se».

Na Internet, explicou, «com outra pessoa do outro lado ou apenas a própria tecnologia, um dos elementos do casal isola-se facilmente», deixando o outro sozinho.

«Demasiado tempo com a tecnologia»

O resultado, revelou, é uma dificuldade acrescida de comunicação que necessita de uma intervenção profissional. Às vezes, esse «tratamento» é possível. Noutras, a solução é mesmo o divórcio.

Nos Estados Unidos, «já há divórcios decretados por causa da pessoa passar demasiado tempo com a tecnologia», contou.

Os computadores têm ocupado o espaço cada vez menor dos casais que, em muitos casos, é vivido entre frases: «Dá-me o arroz! Leva os miúdos!», ilustrou.

«Não há desejo que sobreviva às pressões do dia a dia e muito menos aos receios de problemas como a crise», disse o sexólogo, que contabiliza já 30 anos de consultas nesta área.

A experiência levou-o a identificar este século como o dos problemas do desejo, que atinge os dois sexos.

Sexualidade tem pouco espaço

«Somos procurados cada vez mais por pessoas que nos dizem que, com o tipo de vida que levam, a sexualidade tem pouco espaço e que, por isso, têm um sexo mecânico sem qualquer erotismo», disse.

«O erotismo exige tempo e descoberta», afirmou, contando que tem casos - cada vez mais frequentes - de casais que só têm sexo ao sábado à noite, porque sabem que podem dormir mais umas horas na manhã seguinte.

Mas o erotismo precisa de outras coisas. Como dinheiro, diz Júlio Machado Vaz, contando que, em plena crise, o casal pode sempre tentar reavivar os sentimentos que manteve quando casou por amor.

E esses «truques» - que são a verdadeira prescrição dos sexólogos - podem passar por um inesperado jantar a dois ou um fim de semana romântico.

Truques que, como disse o especialista, custam dinheiro e, em tempos de crise, podem ficar comprometidos. A crise atinge, aliás, os casais de muitas formas e pode, inclusive, ser o motivo da própria crise conjugal.

«Não há romantismo que resista à preocupação de não ter comida para dar aos filhos no dia seguinte», disse.

O sexólogo revelou ainda que, ao contrário do que a indústria farmacêutica gostaria, não existe nenhuma pílula sexual, como existe para os homens.

Também nessa área é a imaginação que se prescreve e recomenda. «Há homens que apostam em dar dois copos de vinho à mulher e garantem efeitos fabulosos. Mas o segredo está na envolvência», disse. Os pretextos são, por isso «bem-vindos», afirmou. Como o Dia dos Namorados.

Fonte: IOL Diário

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Charles Darwin: Fundador da biologia moderna

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.



Charles Darwin, de que se comemora este ano o bicentenário do nascimento, revolucionou a percepção da vida na Terra e fundou a biologia moderna ao defender que todas as espécies descendem de um antepassado comum.

Essa teoria da evolução está exposta no seu livro fundamental, "A Origem das Espécies", de que se celebra também em 2009 os 150 anos da sua publicação.

Nascido a 12 de Fevereiro de 1809 em Shrewsbury, Inglaterra, numa família abastada, foi pressionado pelo pai, Robert Darwin, médico, a enveredar pela mesma carreira, embora tendesse mais a seguir o exemplo do avô, Erasmus Darwin, um conceituado naturalista no seu tempo.

Dava pouca atenção às aulas, era traquinas e preferia observar a Natureza, caçar e coleccionar insectos. É dessa altura uma frase do pai que ele recorda na sua autobiografia: "Só gostas de cães, de andar aos tiros e de apanhar ratos, vais ser uma desgraça para ti próprio e para toda a tua família".

Em 1825 começa a estudar Medicina em Edimburgo, mas as aulas aborrecem-no e uma operação a uma criança sem anestesia, como então era comum, causa-lhe horror e leva-o a desistir passados dois anos.

O pai manda-o então estudar Teologia na Universidade de Cambridge, para fazer dele um sacerdote. É então que conhece John S. Henslow, um dos professores mais populares e revolucionários da época, que se tornou seu mentor e amigo, e foi determinante para a sua carreira de cientista.

Foi ele que o recomendou a Robert FitzRoy, capitão do "HMS Beagle", que procurava um companheiro para uma expedição cartográfica de dois anos à volta do mundo.

O Beagle zarpa em 1831, levando a bordo Darwin então com 22 anos. A viagem acaba por durar cinco anos e, por motivos circunstanciais, começa e acaba em território português, já que a primeira escala foi na ilha de São Vicente, em Cabo Verde, hoje um país independente, e a última na ilha Terceira, nos Açores.

Grande parte da expedição passa-se ao longo das costas da América do Sul, com escalas principais no Brasil, nas Galápagos, Taiti, Nova Zelândia, Austrália, África do Sul e novamente Brasil, antes de regressar a Inglaterra.

Apesar dos seus enjoos no mar, Darwin viria a escrever entusiasmado que "a viagem do Beagle foi de longe o acontecimento mais importante" da sua vida.

Redige numerosas observações e colecciona tanto calhaus como espécimes da fauna e da flora que vai encontrando, para depois do regresso, em 1836, se dedicar à escrita e publicar em 1839 "A Viagem do Beagle".

As observações feitas durante a viagem persuadem-no pouco a pouco de que as espécies sofrem uma constante evolução, o que viria a constituir o cerne da sua teoria.

Preocupado com problemas de saúde que o afectaram durante toda a vida, pensa em casar-se e considera longamente os prós ("companhia permanente", "uma mulher simpática num sofá", "a mulher, esse espécime tão interessante" ou "melhor que um cão de qualquer modo") e os contras ("terrível perda de tempo"), com os primeiros a prevalecer.

Casa-se em 1839 com a prima Emma Wedgood, com quem terá dez filhos, e instala numa quinta em Downe, 30 quilómetros a norte de Londres, onde passa os últimos 40 anos da sua vida a estudar, a escrever, a fazer experiências e a corresponder-se com cientistas do mundo inteiro.

São conhecidas mais de 25 mil cartas de e para Darwin, algumas das quais com o naturalista açoriano Francisco Arruda Furtado.

Após longa reflexão, e só 23 anos depois da viagem do Beagle, Darwin decide publicar "A Origem das Espécies", mas só depois de receber uma carta de outro naturalista, Alfred Russel Wallace, com ideias semelhantes às suas.

As teorias dos homens serão então publicadas ao mesmo tempo, numa reunião científica, e a primeira versão da sua obra principal surge finalmente em 24 de Novembro de 1859. Aí apresenta exemplos, argumentos e factos que organiza de forma sistemática para sugerir a existência de linhas evolutivas de todas as espécies e da existência de ancestrais comuns a todas.

O livro, que esgotou em poucos dias, alcançou um sucesso imediato, mas desencadeia vivas reacções das autoridades religiosas, que vêem nas suas ideias uma contestação da doutrina cristã da criação do mundo.

O debate viria a subir de tom com "A Descendência do homem e Selecção em relação ao sexo", onde Darwin demonstra em 1871 que o homem e o macaco descendem de um mesmo antepassado comum.

Além destes, publicou dezenas de livros e centenas de manuscritos sobre tudo o que observava e conseguia explicar.

"Considerando agora com que brutalidade fui atacado pelos ortodoxos, parece-me grotesco que tenha tido a intenção de ser pastor", ironiza na sua biografia.

Darwin morreu em 19 de Abril de 1882 aos 73 anos. Está enterrado na abadia de Westminster, em Londres, onde repousam também os restos mortais do físico Isaac Newton.

Nos últimos 150 anos, o pensamento darwinista foi completado com a contribuição da genética e mais recentemente através do novo desenvolvimento da biologia evolutiva.



Fonte: Sapo/ Lusa

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , ,


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer