Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
Segundo os números oficiais do Ministério da Agricultura, morreram 787 bovinos na região de Portalegre desde Dezembro de 2007. Embora ainda estejam a ser feitas mais análises aos animais mortos, a leptospirose já é apontada como a principal causa de uma epidemia que causou milhares de euros de prejuízos.
Bactéria dos ratos já matou 800 vacas
"Já viu isto?! E agora, em tempo de crise vem ainda mais isto para nos complicar a vida." Domingos António, proprietário de uma exploração agropecuária em Nisa, é um dos muitos criadores de gado da região de Portalegre a sofrer as consequências de um surto de leptospirose - uma bactéria mortal que se transmite pela água, alimentos ou solo contaminado e que penetra na pele de animais e humanos -, a principal responsável pela morte de 787 (números oficiais) bovinos desde o passado mês de Dezembro. "Só nas últimas três semanas já morreram 30 das 324 vacas que aqui tínhamos", conta. Os agricultores falam em milhares de euros de prejuízos.
Em comunicado oficial emitido ontem, o Ministério da Agricultura explica mesmo que, deste número, "alguns dos casos podem ser considerados anormais, particularmente os que são oriundos de explorações nas quais a taxa de mortalidade ultrapassa 1%. Nalgumas explorações as taxas rondam os 15%", pode ler-se.
Porém, e apesar da situação de apreensão generalizada, alguns criadores contactados pelo DN chegam a falar na existência de centenas de outros animais (só em Nisa, cerca de 500) que apareceram mortos sem razão aparente nos últimos meses, apontando para números que ultrapassam em larga medida a estimativa oficial, sobretudo nas regiões de Nisa, Crato, Castelo de Vide e Avis.
Fernando Bernardo, subdirector da Direcção-Geral de Veterinária explica que a proliferação da doença tem relação directa "com a falta de pastagens, a intensidade das chuvas e a existência de ratos, que acabam por transmitir a doença, principalmente nas explorações onde não tem havido vacinação", precisamente onde tem ocorrido um acrescido índice de mortalidade.
Apesar das conclusões apresentadas pelo Ministério da Agricultura, os produtores agropecuários da região aguardam pelos resultados de análises independentes entretanto requeridas, para aferir as causas da morte dos animais, assinala António Bonito, presidente da Associação de Agricultores do distrito de Portalegre, que considera mesmo ser "prematuro estar a avançar com causas prováveis antes das análises estarem concluídas", reitera. Entretanto, está agendada para hoje uma reunião que vai contar com a presença de elementos da Direcção-Geral de Veterinária e do Laboratório Nacional de Investigação Veterinária.
Fonte: DN Online
Etiquetas: agricultura, bactéria, banda desenhada, bovinos, Cartoon, criadores, epidemia, gado, leptospirose, mad cow, matar, Mortal, ratos, vacas, veterinária