Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
O Centro de Tecnologia Nanofotónica de Valência, em Espanha, desenvolveu novos materiais com propriedades que podem provocar a invisibilidade em dimensões nanométricas. De acordo com a Agência Lusa, o estudo pretende ser aplicado nas áreas da segurança e defesa.
O projecto CONSOLIDER quer produzir materiais em escalas maiores «sem alterar as propriedades» que geram a invisibilidade. As aplicações a esses materiais poderiam conseguir que submarinos, satélites ou aviões ficassem invisíveis aos radares ou sistemas de sonar.
Através dos metamateriais desenhados com propriedades e estruturas específicas para alterar o caminho dos raios de luz que reflectem nos objectos consegue-se a invisibilidade. Assim, a luz viaja em direcção ao objecto, mas não chega a tocar, nem a reflectir neste.
Fonte: IOL Diário
Etiquetas: aviões, Cartoon, Ciência, Consolider, Espanha, invisibilidade, materiais, nanofotónico, radares, Spain, submarinos, toureiro, Touro