} Galeriacores Cartoon Notícias: Acordos de cooperação entre os Açores e Cabo Verde

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

sábado, 12 de abril de 2008

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Acordos de cooperação entre os Açores e Cabo Verde

Para ver a animação clique nesta imagem e aguarde uns segundos. To view the animation click on this image and wait a few seconds.

Uma visita memorável e uma marca indelével no relacionamento dos governos dos Açores e de Cabo Verde, bem como dos respectivos povos.

Esta foi a síntese feita por Carlos César à visita oficial de seis dias que, a convite do primeiro-ministro José Maria das Neves, efectuou àquele país africano, e na qual se fez acompanhar dos secretários regionais da Educação e Ciência, Álamo Meneses, da Economia, Duarte Ponte, e do Ambiente e Mar, Ana Paula Marques, bem como de várias entidades dos sectores público, universitário e municipal e, ainda, de mais de trinta empresários.

Falando numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro de Cabo Verde, o presidente do Governo dos Açores mostrou a sua satisfação pelo balanço muito positivo dos seis dias de trabalho conjunto com as mais altas representantes políticas e com representantes do sector empresarial, balanço consubstanciado na assinatura de sete protocolos de cooperação.

Em destaque, desde logo, a criação do Observatório para a Cooperação Açores-Cabo Verde, estrutura que terá a missão de coordenar e aprofundar a cooperação política e técnica entre os dois arquipélagos e cujo órgão principal será a reunião de chefes de Governo, a ocorrer de dois em dois anos.

Na área da Intervenção Social ficou protocolado um acordo para formação, assistência técnica e acções conjuntas em áreas como a pobreza e a exclusão social, entre outras.

Na Educação e Ensino Superior ficou decidida a atribuição de bolsas de pós-graduação e doutoramento, bem como a realização de intercâmbios tecnológico-científicos e de investigação.

Na área da Cultura, um protocolo estabelece intercâmbios e a realização de trabalho conjunto entre promotores de cultura, investigadores, artistas e grupos culturais.

No Ambiente ficou privilegiada, em protocolo, a gestão da biodiversidade, dos recursos hídricos, da conservação marinha e costeira, e do turismo ambiental.

No que respeita ao Ordenamento do Território, formas de cooperação e apoio mútuo na elaboração e acompanhamento dos instrumentos de gestão e planeamento territorial ficaram igualmente protocoladas.

Finalmente, na Agricultura, um protocolo regulará a cooperação em aspectos ligados à inspecção fito-sanitária e à certificação de produtos de origem animal e vegetal.

A juntar a todas estas novas formas de relacionamento produtivo e concreto entre os Açores e cabo Verde, as Câmaras de Comércio dos dois arquipélagos acordaram, em protocolo também assinado hoje, mecanismos de relacionamento mais estreito, de forma a concretizar oportunidades e actividades em áreas como os transportes marítimos e aéreos, a construção civil, as telecomunicações, a energia, a agro-indústria, as pescas e a indústria conserveira, e o turismo.

“Nunca as instituições governamentais e não-govermamentais estiveram tão próximas e empenhadas em passar das palavras aos actos. E nunca estiveram tão localizadas na forma concreta de dar expressão a essa cooperação e a esse entendimento”, afirmou Carlos César, que concluiu garantindo que regressava aos Açores com a convicção que a relação, agora ainda mais estreita, entre os dois arquipélagos, é uma relação natural, faltando apenas “concretizar o destino que lhes é conferido pela geografia e pelo facto de partilharem valores civilizacionais como os da Democracia, da Justiça e da Paz.”

A visita do presidente do Governo dos Açores – que foi especialmente saudado pelo primeiro-ministro cabo-verdiano pela sua contribuição pessoal na materialização da Parceria Especial entre a União Europeia e Cabo Verde – permitiu reforçar intenções de cooperação no plano político, nomeadamente no âmbito das Regiões Ultraperiféricas e da Macaronésia, a propósito da qual reafirmaram o interesse no estreitamento e aprofundamento das relações entre todos os arquipélagos que a compõem, considerando oportuno desenvolver diligências no sentido da realização de uma Cimeira.

Fonte da notícia: GaCS

Nota Pessoal:
Carlos César, o Presidente do Governo Regional dos Açores, tem sido incansável em estabelecer laços de amizade e acordos de cooperação política entre a Região Autónoma dos Açores e outros países, nomeadamente com o Canadá, EUA, Brasil, Bermuda, vários países da América do Sul e, por último, com o Arquipélago de Cabo Verde. Na minha opinião e numa escala de 1 a 10 o Presidente Carlos César destaca-se com 10+.

Etiquetas: , , , , , ,

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Passei para ver e apreciar este excelente blogue e desejar boa semana.

13 abril, 2008 06:57  
Blogger Jorge M. Gonçalves disse...

Obrigado Jofre pelo seu comentário, volte sempre.

13 abril, 2008 10:21  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer