Para ver a animação clique nesta imagem e aguarde uns segundos. To view the animation click on this image and wait a few seconds. Azores, imagens, fotos, galerias, cursos superiores, universidade, cursos,
Cientistas espanhóis descobriram o planeta extra-solar mais pequeno de sempre. O planeta tem um raio 50 por cento maior do que o da Terra e gira à volta de uma estrela anã vermelha a 30 anos-luz de distância, na constelação de Leão.
“Acho que estamos a poucos anos de descobrirmos um planeta igual à Terra”, disse numa conferência Ignasi Ribas, líder do grupo que fez a descoberta. O cientista, que trabalha no Concelho Superior de Investigação Científica da Espanha, explica que por enquanto a tecnologia só permite encontrar os planetas próximos das respectivas estrelas.
O nome dado ao planeta foi GJ 436c. Tem cinco vezes a massa da Terra, demora 5,2 dias terrestres para dar a volta à estrela e o seu dia dura 524 horas.
A sua descoberta deve-se à influência que tinha na órbita de outro planeta maior, que gira mais próximo da estrela e que já se conhecia, o GJ 436. Este sistema estelar é muito compacto, por isso a gravidade de um corpo tem um grande impacto nos outros, permitindo aos investigadores perceberem a existência deles.
Segundo Ribas, ainda vai demorar uma década até ser possível encontrar planetas do tamanho da Terra, com uma distância suficiente da sua estrela que permita a existência de água no estado líquido. Esta característica é essencial para que o planeta seja habitável.
A descoberta foi anunciada na revista científica "Astrophysical Journal Letters", este é o quarto planeta extra-solar rochoso encontrado. A maior parte dos 280 planetas conhecidos são gigantes como Júpiter.
Fonte da notícia: Público.pt
Visite a página do Dr. Ignasi Ribas
Nota Pessoal:
Fantástico! Eles estão a caminho das grandes descobertas no espaço. As novas tecnologias permitem uma melhor observação nunca antes imaginada. Actualmente são as galáxias, estrelas e planetas que estão a ser descobertos e num futuro próximo talvez sejam os extraterrestres. Nunca se sabe.
Etiquetas: descoberta científica, Dr. Ignasi Ribas, extra-solar, Planeta