} Galeriacores Cartoon Notícias: Uma estrada para Deus

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

sábado, 11 de outubro de 2008

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Uma estrada para Deus

Para ver a animação clique nesta imagem e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this image and wait a few seconds.


Decorre em Roma, de 5 a 25 de Outubro, o Sínodo sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja. O interesse e a envolvência que colocamos no Ano Paulino não pode alhear-nos deste acontecimento, pois São Paulo conduz-nos para a veneração, a escuta e a prática das Escrituras que, como ele afirma, são inspiradas por Deus e contribuem para o aperfeiçoamento do homem e para a prática de boas obras (Cf 2 Tim 3, 16-17). Como representantes dos bispos portugueses estarão em Roma Dom António Taipa e Dom Anacleto Oliveira, este último autor do guião “Um ano a caminhar com São Paulo”.


A realização do Sínodo motivou alguns países e dioceses a fazer um inquérito sobre o conhecimento e leitura da Bíblia por parte dos católicos. Os resultados foram muito pouco animadores tanto em Portugal como em Espanha, países de forte tradição católica mas, pelos dados recolhidos, com conhecimento muito escasso acerca desta fonte do cristianismo. Num ambiente cultural de descrença, de confusão e de desconfiança em relação ao cristianismo, é lamentável esta ignorância. De facto, num mundo desfavorável à fé cristã, os crentes precisam ainda mais de alimento espiritual e de convicções assentes no conhecimento das Sagradas Escrituras.


O Concílio Vaticano II, inaugurado a 11 de Outubro de 1962, trouxe algum progresso no interesse e na aproximação dos católicos à Bíblia. Promulgou a Constituição sobre a Divina Revelação (Dei Verbum), de grande riqueza e alcance prático, que tem inspirado e orientado a leitura meditada e orante da Bíblia. As leituras bíblicas da Liturgia adquiriram maior riqueza e variedade, as homilias ligaram-se mais aos textos bíblicos, desenvolveram-se os grupos bíblicos, cultivou-se e cultiva-se a lectio divina. Da mesma forma, a Bíblia tornou-se a principal fonte da catequese. No entanto, os fiéis, em geral, não adquiriram o gosto e o hábito da leitura pessoal da Palavra de Deus na Sagrada Escritura. Foi-lhes apresentada a fonte mas não ficam em contacto com ela para, depois, continuar a beber.


Bento XVI, no passado 12 de Setembro em Paris, numa lição memorável sobre a origem da cultura europeia, esclareceu como na génese desta se encontra a procura de Deus, ou seja, a procura da verdade sobre o mistério da vida e do homem. A procura de Deus conduz à cultura da palavra, ao aprofundamento da estrutura das línguas e da forma de expressão. Na realidade, a revelação bíblica é o caminho que Deus abriu para chegarmos até Ele. Por seu lado, a Palavra revelada introduz na oração e no canto da comunidade (“A Escritura necessita de interpretação e, portanto, precisa da comunidade onde se formou e é vivida. Nesta encontra a sua unidade e sentido” afirmou o Papa).


O conhecimento da Bíblia tem sido, portanto, uma base de primeira importância no desenvolvimento da cultura e da vida comunitária. Não é apenas um livro religioso. É um património cultural, oferece uma compreensão positiva da vida e da pessoa. Eleva o homem na cultura e nos valores morais que alicerçam o humanismo europeu. As figuras e acontecimentos bíblicos são símbolos fundamentais da vida humana que retratam e interpretam as situações existenciais de todos os tempos.


Estamos numa época propícia para promover a leitura e meditação da Bíblia. As pessoas estão cansadas de tanto palavreado oco, banal, vazio e enganador. A Palavra da Bíblia é a “Palavra da Verdade”, “Palavra de Vida Eterna”, que ilumina e alegra o coração, despertando a esperança e encaminhando para o amor.


Procuremos, portanto, que o Ano Paulino e este Sínodo nos motivem para um conhecimento mais profundo e um contacto mais assíduo com a Palavra de Deus, de modo que esta penetre na inteligência, no coração e na vida real dos católicos.


+ Manuel Pelino Domingues, Bispo de Santarém

Fonte da notícia: Agência Ecclesia

Etiquetas: , , , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer