Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
A atribuição do Nobel da Paz ao ex-presidente finlandês Martti Ahtisaari é «algo extraordinariamente oportuno». Para Miguel Monjardino, especialista em questões internacionais, «representa o regresso à ideia original do Nobel da Paz: alguém que negociou a paz ao mais alto nível, que ajudou a fazer a paz». Nos ultimos anos, acrescenta, «tem sido atribuído a pessoas ou organizações que simbolizam a paz».
Este professores universitário reconhece que Martti Ahtisaari «não é muito conhecido, mas todos os diplomatas gostariam de o ter ao seu lado. É um homem que esteve directamente envolvido nas negociações mais diíceis das últimas décadas. E também esteve em muitas negociações preliminares, ainda que muitas delas não saibamos».
Para Miguel Monjardino, o ex-presidente finlandês «é um enorme mediador internacional. E não é fácil encontrar uma pessoa assim, que é respeitada sempre por ambos os lados do conflito». A título de exemplo, este especialista refere que Martti Ahtisaari ajudou a negociar a retirada da Sérvia do Kosovo, com sucesso, e negociou a paz entre a Indonésia e a guerrilha de Aceh.
Fonte da notícia:
IOL Diário Etiquetas: Finlandia, Martti Ahtisaari, Prémio Nobel da Paz