} Galeriacores Cartoon Notícias: "olho" tecnológico para os carros

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


"olho" tecnológico para os carros

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.

Servir-se da visão do computador para fazer o que os sentidos humanos não conseguem para prevenir acidentes rodoviários é o objectivo de uma investigação da Universidade de Coimbra, que confere nova dimensão de segurança à circulação automóvel, escreve a Lusa.


No âmbito da investigação sobre sistemas de transportes inteligentes, foram desenvolvidos algoritmos que permitem a detecção e identificação de objectos através da visão do computador, facultando ao condutor alertas para evitar acidentes.


Numa versão mais automatizada do sistema, o sistema poderá permitir a travagem do veículo e obrigar a certos procedimentos de condução segura.

O sistema inovador, desenvolvido na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), no âmbito da investigação de doutoramento do estudante brasileiro Luciano Oliveira, encontra-se já numa fase de desenvolvimento que em poucos meses poderia, em ligação à indústria automóvel, entrar em fase de testes para a sua utilização em veículos.

Segundo o autor, este trabalho vai mais longe do que os sistemas já utilizados em veículos por marcas como a Volvo, GM e BMW, e, embora sirva para qualquer veículo, focaliza-o para os camiões por questões de competitividade, em virtude de haver apenas duas empresas a nível mundial a apostar nesse segmento.
Por outro lado, o investigador considera que os gastos com os acidentes são elevadíssimos, o que tornaria um sistema destes, a custar uns escassos milhares de euros, um instrumento de apoio à condução de utilização generalizada.

Só nos Estados Unidos, existe uma frota de 8 milhões de veículos de carga e, nos últimos três anos, registaram-se 120 mil acidentes fatais, com um custo médio por acidente de 217 mil dólares.

«Um sistema de prevenção de acidentes é de essencial importância para esse mercado. Nesse mercado há cinco concorrentes, que fazem essencialmente a primeira parte do meu trabalho, que é a detecção de peões, alerta de colisão e detecção de faixa de rodagem», explicou, frisando que desses cinco, apenas dois apostam no segmento de camiões.

Na primeira parte da investigação, focada na detecção de objecto, com a qual já alcançou dois galardões internacionais, Luciano Oliveira desenvolveu algoritmos que permitem identificar na imagem o que é cada objecto, seja um peão, um automóvel, uma bicicleta, ou uma pessoa numa bicicleta.

A segunda parte da investigação, que agora se iniciou, consiste na «análise de contexto», ou seja na interpretação do movimento dos objectos.

«Através da dinâmica do objecto será possível inferir o seu comportamento. Quando aparece uma bola na frente de um veículo logo depois surge uma criança. Logo que aparece a bola o sistema pode mandar o veículo parar», explicou.

Fonte da notícia: IOL Diário

Etiquetas: , , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer