Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
O Pentágono notificou as autoridades locais do Japão e da ilha de Guam de que um fraco nível de radioactividade poderá ter escapado de um submarino nuclear norte-americano durante uma missão, indicaram sexta-feira os responsáveis da Marinha norte-americana, informa a agência Lusa.
Uma fuga foi detectada a 17 de Julho em Honolulu, Havai, debaixo do submarino, quando este já estava em calha seca. As autoridades do Havai também foram alertadas.
Uma análise do diário de bordo «determinou que o derramamento poderá ter ocorrido em Março, quando o submarino se encontrava em Sasebo, no Japão, e entre o fim de Maio e meados de Junho, quando se encontrava em Guam», indicou um alto responsável da marinha. Um inquérito determinou que a radioactividade, que escapou de uma válvula, será inferior a metade de um micro-curie, indicou.
«O nível de radiação encontrado na água, durante as três escalas, é inferior ao que pode ser encontrado num saco de adubo para relva de 20 quilogramas», acrescentou o responsável. «De cada vez que existe uma fuga de radioactividade, ou de água radioactiva, qualquer que seja a sua dimensão, nós participamos o facto às autoridades locais», disse.
Fonte da notícia:
IOL Diário Etiquetas: americano, Oceano Pacífico, radiação, radioactividade, submarino