Aqui é proibido falar mal de Portugal

Sob o lema «É proibido falar mal de Portugal» nasceu uma comunidade de portugueses residentes lá fora, que, cansados do «triste fado português», criaram, através da Internet, uma rede social que pretende identificar o talento nacional, dentro e fora das fronteiras, e incentivar a partilha de experiências e informações, com o objectivo de criar valor para o país.
Uma ideia de portugueses lá fora que cativou os portugueses cá de dentro e já conta com mais de 15 mil aderentes, sendo, o próprio Presidente da República um dos seus membros. A iniciativa desta noite foi o culminar de vários encontros de portugueses em «cinco cidades, em cinco meses». «Em Madrid éramos 80, em Paris 160, em Londres 250», adiantou Tiago Forjaz, um dos fundadores do Star Tracking. Esta noite, no Campo Pequeno estiveram cerca de 800 pessoas, cerca de 20 por cento veio de outro país para o evento.
«As elites não entendem»
Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, discursou no evento e salientou a importância destas iniciativas para o crescimento de Portugal e também para o aumento da inclusão social. «Portugal é um país com diferenças na distribuição de riqueza» e este, é para o líder da Europa, um dos «problemas» do país que as «elites não entendem e tendem a agravar».
«Alegria especial» do Presidente da República
Cavaco Silva deslocou-se ao Campo Pequeno para participar numa iniciativa «feliz, muito feliz», especialmente porque vai de encontro às «ideias» do Presidente quando assumiu o seu mandato: «Evidenciar a riqueza humana e os talentos que existem na nação portuguesa», como forma de fazer crescer o país.
O Presidente da República classificou o Star Tracking como uma «ideia brilhante» - «a linha avançada da projecção de Portugal no Mundo». Por estes motivos, Cavaco disse sentir uma «alegria especial». «Para ser um de vós», justificou assim a sua presença. O Presidente agradeceu à comunidade e foi aplaudido de pé.
«É só iniciarmos a brincadeira»
O evento contou com a apresentação de exemplos de portugueses de sucesso. Ricardo Diniz, velejador, explicou ao PortugalDiário como se consegue ser uma «estrela»: «Eu acho que é muito importante as pessoas compreenderem, de uma vez por todas, que isto não tem de ser uma questão de mudar mentalidades. Portugal não é inferior. É um país espectacular».
O caminho para o sucesso passa sempre pelo trabalho e pela vontade. «São raras as vezes que uma pessoa que faça aquilo que gosta não venha a ter uma forma de sucesso», explica o velejador, que foi nomeado Embaixador Europeu dos Oceanos por Bruxelas, em 2007. É também o mentor do projecto «made in PORTUGAL». Ricardo aconselha os portugueses a deitar as «queixas» para trás das costas e a «começar a brincadeira».
Quando os sonhos se realizam
Tiago Forjaz, um dos fundadores da comunidade, acompanhou o Presidente da República à viatura oficial. Depois da partida do carro do chefe Estado, o português abraçou os colegas. Estava realizado um desejo.
«Não há palavras. Foi o concretizar de um sonho», declarou. «Acho que ficou bem claro que este é o momento em que se alinhou uma constelação, não só de soberania, mas da vontade de todas as pessoas que querem levar Portugal para o sítio que merece», disse.
Etiquetas: Estrangeiro, Portuguese Star Tracking, procura, talento português
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial