Para ver a animação clique nesta imagem e aguarde uns segundos. To view the animation click on this image and wait a few seconds.
A nova fábrica de computadores projectada pela multinacional Intel e pela portuguesa JP Sá Couto vai ser construída na zona do Freixieiro, em Matosinhos, disse à agência Lusa fonte ligada ao processo.
A futura unidade será responsável pela montagem de um novo computador, que receberá o nome «Magalhães», numa referência ao comandante português que fez a primeira circum-navegação do mundo, e que será destinado a crianças do primeiro ciclo de escolaridade.
O anúncio do investimento será feito quarta-feira em Lisboa, pelo presidente da multinacional norte-americana Intel, Craig Barrett, numa cerimónia que terá lugar no Pavilhão Atlântico e que contará com a presença do primeiro-ministro José Sócrates e dos ministros das Obras Públicas, da Economia e da Educação.
A fábrica ficará localizada na zona industrial que a Câmara de Matosinhos está a dinamizar no Freixieiro, Perafita, próximo do terminal TIR e das instalações da Jomar e da fábrica Ikea.
A portuguesa JP Sá Couto, que produz os computadores Tsunami, tem a sua sede também na freguesia de Perafita, junto à refinaria da Petrogal.
A nova fábrica já terá encomendas para quatro milhões de computadores pessoais de baixo custo, destinados ao programa e-escolas e também ao mercado mundial, segundo a imprensa do fim-de-semana.
Presidente da Câmara eufórico
O presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, já aplaudiu esta notícia, sublinhando que se trata de um «investimento muito grande». «Já existe uma fábrica da JP Sá Couto em Matosinhos. A decisão de localização é da empresa, que terá um bom acolhimento da autarquia», afirmou à Lusa.
O autarca escusou-se a adiantar pormenores sobre a nova fábrica, sublinhado que «o protagonismo tem de ser dado ao principal responsável por este investimento, que é o primeiro-ministro», José Sócrates.
Fonte da notícia:
IOL Diário Nota Pessoal:
O autarca de Matosinhos diz que o protagonismo tem de ser dado ao Primeiro Ministro José Sócrates e eu faço minhas essas suas palavras. Graças ao Primeiro Ministro José Sócrates todos estes investimentos e parcerias no mundo das novas tecnologias vão sem dúvida criar muitos postos de trabalho e ao mesmo tempo vão também dinamizar o nosso país.
Etiquetas: Computador, fábrica, fabricar, Intel, José Sócrates, Magalhães, Matosinhos