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O Governo dos Açores cumpriu, hoje, mais um dos objectivos do seu Programa, com o lançamento da campanha institucional do “Plano Operacional de Marketing”, destinado a reforçar a captação de novos mercados para os lacticínios regionais e a beneficiar todo o sector agro-alimentar, potenciando os investimentos dos empresários na promoção e valorização das suas marcas e produtos.
Na cerimónia de apresentação do projecto, realizada em Ponta Delgada, o secretário regional da Agricultura e Florestas sublinhou que a introdução da “Marca Açores”, em que se baseia o plano, se tornou possível pela implementação de programas de auto-controlo, de formação profissional, de vulgarização de informação, de rastreabilidade das produções e dos produtos agrícolas que permitiram a “oferta de garantias adicionais de segurança alimentar e de defesa da saúde pública”.
O governante justificou a importância da iniciativa alegando que a “ausência de marcas ou referências comerciais fortes, a dinâmica empresarial muitas vezes relacionada com a reduzida expressão de mercado que caracteriza muitas das produções e empresas açoriana são, entre outras, as razões apontadas para a ausência de estratégias de mercado, associando a qualidade dos produtos à melhoria da sua imagem e a uma nova abordagem dos consumidores”.
Nalguns casos, particularmente em pequenas cadeias de valor, a eficácia produtiva “reclama a adopção de novos modelos organizacionais”, assentes na integração dos produtores em iniciativas concebidas em torno de um plano estratégico que releve as características particulares, a tipicidade e a forte personalidade de um produto ou de um modo de produção, considerou.
Para determinados produtos, como a meloa de Santa Maria, a meloa e alho da Graciosa ou do ananás de São Miguel, o Governo tem disponibilizado um grande apoio à criação e execução de planos estratégicos, desenvolvidos com novas dinâmicas organizacionais, com trabalho técnico e científico de caracterização da sua tipicidade e diferenciação, com a melhoria da sua imagem e com a criação ou dinamização de iniciativas com orientação de mercado, acrescentou.
Noé Rodrigues disse, ainda, que o Governo decidiu adoptar uma correcta articulação do “Plano Operacional de Marketing” com as iniciativas desenvolvidas pelos agentes económicos em matéria de promoção, divulgação e publicitação de produtos e marcas dos Açores.
Para tanto, a Secretaria da Agricultura e Florestas elebarou, em parceria com a Secretaria Regional da Economia, uma minuta do protocolo que permititrá disponibilizado aos empresários do sector agrícola a possibilidade de usarem o símbolo “AÇORES” em produtos de qualidade.
Esta iniciativa, já em uso em alguns produtos, “tem suscitado muito interesse, mesmo das empresas com maior dimensão, o que demonstra a força da “Marca Açores”, sublinhou o governante.
O financiamento das iniciativas dos empresários aderentes foi assegurado, entretanto, pela nova medida negociada no âmbito do POSEI (ajudas à melhoria da capacidade de acesso aos mercados), que afecta um investimento anual de dois milhões de euros às iniciativas de promoção e divulgação dos produtos do agro-alimentares açorianos.
Querendo reforçar a notoriedade de mercado dos produtos, articulando as iniciativas e estratégias de marcas próprias dos empresários do sector com o plano institucional, as secretarias regionais da Agricultura e Florestas e da Economia, estão a aproveitar sinergias da promoção que a “Marca Açores” tem feito da Região enquanto destino turístico, explicou Noé Rodrigues
Da planificação trabalhada com a empresa “Ofício”, o lançamento da campanha institucional do “Plano Operacional de Marketing” iniciou-se hoje, em torno do conceito “ORGULHO NO QUE É NOSSO”, com suportes para as áreas do leite, da carne e das poli-culturas, tendo no símbolo “AÇORES” o elemento comum e fortemente caracterizador.
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GaCS Etiquetas: Açores, Marca Açores, produtos regionais, promoção, qualidade, turismo