Para ver a animação clique neste gif animado e aguarde uns segundos. To view the animation click on this animated gif and wait a few seconds.
O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou esta quarta-feira a distribuição de meio milhão de computadores portáteis aos alunos do primeiro ciclo no início do próximo ano lectivo.
O computador portátil, denominado «Magalhães», conta com acesso à internet, possui memoria RAM e processador da Intel. Este é ainda dotado de um software de última geração, adequado às capacidades das crianças entre os 6 e os 10 anos. Por isso mesmo, será resistente ao choque, à agua e às brincadeiras dos mais novos.
O objectivo, disse o mesmo, é permitir que alunos e professores possam estar reunidos em rede dentro e fora da sala de aula e evitar o desperdício excessivo de papel.
O Governo estendeu o programa «e-escola» ao «e-escolinha» e assim sendo as crianças que se encontram dentro do escalão A não vão pagar nada, sendo que as do escalão B pagam 20 euros. Já as famílias sem acção escolar pagarão 50 euros.
O primeiro-ministro adiantou que as primeiras entregas para quem se inscreveu vão decorrer em Setembro.
Recorde-se que, a Intel vai produzir em Portugal computadores de baixo custo. Para isso, foi assinado, esta quarta-feira, um protocolo entre o Estado e a Intel.
A nova fábrica de computadores projectada pela multinacional Intel e pela portuguesa JP Sá Couto vai ser construída na zona do Freixieiro, em Matosinhos.
Fonte da notícia:
IOL Diário Nota Pessoal:
De notar que se trata de um investimento do Governo português de 80 milhões de euros. Eu diria que o Primeiro-Ministro José Sócrates conhece bem a grande diferença que faz uma sociedade culta de uma informaticamente analfabeta.
Etiquetas: computadores, Governo Português, José Sócrates, jovens, meio milhão, portáteis, Primeiro-Ministro