} Galeriacores Cartoon Notícias: Receita indiana para a saúde

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Receita indiana para a saúde

Rise and shine: Secret Indian recipe for good health
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



Acordar antes de o Sol nascer é o primeiro passo de um ritual indiano para prevenir doenças. De acordo com a medicina ayurvédica - documentada na Índia há três mil anos e conhecida no Ocidente mais devido às massagens -, de manhã é preciso ganhar energia e os primeiros raios solares ajudam a estimulá-la.

Além de sugerir este ritual aos seus pacientes, o médico ayurvédico Shaik Latheef pratica-o em casa. Há quase dois anos que não tem uma gripe ou constipação, pois todos os dias segue um conjunto de 'regras' que inclui um plano de massagens e exercícios.


Depois de se levantar, é a automassagem que toma conta do seu tempo. Trata-se do segundo importante passo de promoção do bem-estar, mas que é também utilizado como tratamento.


Na massagem, deve usar-se óleo de sésamo ou de amêndoas doces. A pele fica de imediato mais elástica e macia, mas o verdadeiro objectivo é ao nível do organismo. Como explica Shaik Latheef, os movimentos circulares das mãos no corpo influenciam «o movimento das células».


Em causa está a estabilização do vata, um dos conceitos principais da medicina ayurvédica. De acordo com esta filosofia, todas as pessoas são constituídas por três doshas e o objectivo é encontrar um equilíbrio entre eles.


O vata representa ar e éter e é responsável pelo movimento e pelo sistema neurológico. Outro chama-se pitta - fogo e água - e comanda o metabolismo. O terceiro, kapha, é constituído pelos elementos terra e água e está associado à estrutura.


Concluída a automassagem, segue-se o exercício físico. O ioga é o mais recomendado e a sua prática pode ser intensificada no Inverno. «Com o frio, tem-se mais energia, enquanto no Verão, quando a água está em menor quantidade no corpo, tem-se menos. Logo, deve reduzir-se o vigor dos exercícios», aconselha o especialista indiano, com 11 anos de prática, três dos quais em Lisboa, no Ayur Centre.


Na alimentação, também há mudanças consoante as estações. O Inverno permite que se coma refeições com mais gordura, mesmo que as digestões se tornem difíceis. Nestes casos, a medicina ayurvédica indica infusões de gengibre ou cominhos. No Verão, a opção vai para a água bem quente com coentros.


Na Índia, as especiarias e as ervas aromáticas são consideradas ricas em benefícios medicinais. Alho, coentros, gengibre e cominhos, muito usados na culinária, servem para melhorar a digestão e «libertar toxinas», como diz Shaik Latheef.


O sabor que dão aos pratos é também importante. Esta medicina defende que as duas grandes refeições do dia - de preferência feitas a horas certas - devem compor-se de diferentes paladares: doce, salgado, ácido, amargo, adstringente e picante. Os seis influenciam directamente a constituição do sistema linfático, das células sanguíneas, dos músculos, da gordura, dos ossos, dos nervos e do sistema reprodutor.


Neste ritual, resta controlar os sentimentos: mau humor, stresse e infracções à lei são grandes inimigos da saúde. Por isso, o médico quase que cita os 10 mandamentos: «É fundamental não roubar, não mentir, ser-se bom e promover a boa relação com os outros».


A medicina ayurvédica ensina a ter uma vida longa com saúde. Com o corpo exercitado e a alimentação corrigida, o objectivo é chegar ao bem-estar da mente e da alma. A meditação ajuda.


Fonte: SOL

Etiquetas: , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer