Steve Jobs' Magical iPad
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Apresentação do novo 'gadget' da Apple gera euforia na imprensa mundial.
A capa da revista The Economist não podia ser mais iconoclasta: Steve Jobs, iPad na mão, um sol radiante por detrás da cabeça e um jogo de palavras entre livro (que é o que é ou pretende ser parcialmente o novo equipamento digital) e o nome do presidente da Apple (Jobs, como Job, a figura bíblica) confundindo. Ou melhor, apurando a euforia que o El País, que pegou em capas de vários jornais do mundo - DN incluído -, transformou numa espécie de mandamento ("Amarás o iPad sobre todas as coisas").
Eis o lançamento do iPad, esse acontecimento global, diz o jornal espanhol, sublinhando que, bem ou mal, é um dos temas do momento na sociedade global de informação. E falar bem tem sido mais dominante que falar mal, como refere o artigo de duas páginas que o El País publicou ontem.
Para isso, o diário espanhol pegou em quatro dias de reacções à chegada do novo produto da Apple, que pretende ser a plataforma digital do futuro (ler livros, jornais, aceder às redes sociais, navegar na Internet, etc., etc.). E concluiu, lendo de enfiada análises, críticas e ensaios sobre o iPad, que o novo gadget de Steve Jobs está envolto numa nuvem sagrada.
Isto mesmo sabendo-se que o iPad tem levado algumas bordoadas, como a da revista Wired: "É um iPhone [telefone inteligente da Apple] gigante que não serve para fazer chamadas." Mas o tom geral, portanto, é mais de entronização. Como se pode aferir pela leitura que faz o jornal americano The New York Times: "Une o melhor da imprensa escrita e da digital."
Dê por onde der, no entanto, o iPad é tema central nos jornais do mundo, como se afere pelas primeiras páginas reproduzidas pelo El País. Entre as quais se distingue a do DN, que deu igualmente larga cobertura ao assunto do momento no mundo da tecnologia de informação digital.
Entretanto, a Fujitsu reclama os direitos sobre a propriedade comercial do iPad por distribuir um ecrã semelhante, ainda que com finalidade diferente, no mercado. Mais uma forma de falar no iPad, ou como o novo gadget tem por confirmar todo o seu potencial anunciado.
Fonte: DN
Etiquetas: Ciência, digital, Internet, novas tecnologias