} Galeriacores Cartoon Notícias: As mezinhas contra a gripe e resfriados

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


As mezinhas contra a gripe e resfriados

Old remedies for the common cold
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.




As mezinhas contra a gripe e resfriados são tão variadas como criativas. Mas algumas são apenas mitos prontos a ser desmistificados pela medicina

Da infusão feita com casca de cebola ao copinho de whisky são várias as mezinhas usadas contra a tosse, as dores de garganta ou a febre. Muitas vezes sem efeito. Já para não falar dos antibióticos, que se revelam inúteis nas doenças virais como é o caso da gripe.

«A gripe não é nem deve ser tratada com antibióticos», diz ao SOL Carlos Martins, médico de família. O especialista explica que o vírus influenza é o causador da doença, que importa distinguir do resfriado ou constipação. «A gripe é mais severa e os sintomas mais duradouros e intensos: febre, dores no corpo e tosse. No resfriado, os sintomas mais frequentes são congestionamento nasal e dor de cabeça».

Segundo a Direcção-Geral de Saúde (DGS), o tratamento mais indicado para a gripe é o paracetamol e, se necessário, um descongestionante nasal. Apesar disso os medicamentos que habitualmente são vendidos para estados gripais não são recomendados, como afirmou esta semana Mário Carreira da DGS. Mesmo com as notícias sobre a lotação das urgências, grande parte dos portugueses continua a recorrer ao folclore para tratar a gripe.

Carlos Martins salienta, no entanto, que as mezinhas «não beneficiam nem prejudicam o tratamento da doença e o seu resultado não é, no geral, significativo». No caso das bebidas quentes, por exemplo, «dão algum conforto e aliviam a garganta».

O médico reconhece que as 'curas caseiras', tal como o chá quente com mel ou os vapores de eucalipto, podem ter alguns efeitos: «A canja ou o chá são feitos e servidos pela mãe aos filhos ou pela mulher ao marido ou vice- -versa o que provoca um conforto psicológico». Lembra ainda que, apesar de quase todas serem inofensivas, algumas podem ser prejudiciais, como o copo de whisky ou o vinho morno, principalmente se dados às crianças.

Outro dos tratamentos sempre referidos é a vacina. Carlos Martins recomenda-a principalmente nas pessoas com mais de 65 anos, nos asmáticos ou diabéticos e nos cuidadores de doentes debilitados.

1. Copo de whisky

Uma das mezinhas mais conhecidas é beber vinho aquecido ou whisky com mel. Beber álcool, seja frio ou aquecido, faz mais mal do que bem à gripe. O corpo está mais fragilizado devido à doença, o que pode trazer complicações de saúde causadas pela ingestão de álcool, principalmente em pessoas que não estão habituadas a beber (como é o caso das crianças). Pensa-se que a razão por trás deste truque seja a maior facilidade em adormecer.

2. Descongestionante nasal

O nariz entupido e a dificuldade em respirar são das consequências mais comuns da gripe. Algumas gotas de soro fisiológico ou de um descongestionante no nariz podem aliviar a acumulação de secreções, que prejudicam a respiração. A inalação de vapores tem o mesmo efeito. Em relação às crianças, Carlos Martins, médico de família, aconselha a «elevar a cabeceira da cama ou a fazer um reforço de almofadas para que a cabeça fique mais alta e a drenagem das secreções seja mais fácil».

3. Banho

Um banho de água tépida ajuda a baixar a febre uma das formas mais rápidas de baixar a temperatura consiste em tomar banho de água morna. Este é um método caseiro com bons resultados (principalmente nas crianças) e é também uma das primeiras recomendações do médico de família, Carlos Martins. «Quando a criança está com febre, os pais devem despi-la e pô-la na banheira com água tépida», diz. A medida também pode resultar nos adultos.

4. Medicamentos

O paracetamol é um antipirético e analgésico que pode aliviar alguns sintomas. A gripe provoca febre, dores no corpo e sensação de cansaço. O paracetamol contém propriedades que ajudam a baixar a temperatura e a aliviar as dores. O médico de família aconselha dois comprimidos de 500 mg ou apenas um de 1000 mg de seis em seis ou de oito em oito horas, conforme os sintomas. Alerta ainda para uma correcta adaptação das dosagens no caso das crianças, que deve ser calculada pelo peso e não pela idade.

5. Vitamina C

O sumo de laranja pode ser importante mas apenas ao nível da prevenção uma alimentação equilibrada ajuda a manter o nível de defesas do corpo, o que prova ser eficaz na prevenção das doenças e para o bem-estar. «Mas não se pode afirmar que após a doença um copo de sumo ou um reforço vitamínico tenham um resultado muito significativo em termos da cura», esclarece o médico.

6. Leite quente e chá de cebola

Beber chá de cebola é uma mezinha muito recomendada, mas não passa de um mito. As bebidas quentes podem provocar conforto e alívio da garganta mas não têm qualquer propriedade curativa, nem sequer quando misturadas com cebola, como as avós recomendam aos netos. Carlos Martins desfaz o mito e diz que não há qualquer base científica nas infusões de cebola, admitindo, porém, que existem alimentos com capacidades anti-inflamatórias ou anti-virais, «mas que não produzem efeitos significativos».


Fonte: SOL

Etiquetas: , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer