Barack Obama and Hugo Chávez are new friends
Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
Os presidentes norte-americano, Barack Obama, e venezuelano, Hugo Chavez, trocaram sexta-feira um aperto de mão tão caloroso como inesperado, justamente antes da abertura da Cimeira das Américas em Trinidad e Tobago, diz a Lusa.
Esta troca de saudações foi rápida mas não passou despercebida. «Durou alguns segundos. Eles viram-se, cumprimentaram-se antes da inauguração oficial. Foi muito breve. O presidente Chávez saudou Obama em espanhol e este último respondeu em inglês», indicou uma fonte da presidência venezuelana.
Segundo as fotos divulgadas pela presidência venezuelana, os dois homens, que se encontravam pela primeira vez, aparecem muito sorridentes e descontraídos.
«Com esta mão, saudei há oito anos (o antigo presidente norte-americano George W.) Bush. Quero ser teu amigo», disse Chávez a Obama, que imediatamente lhe agradeceu pondo-lhe a mão no ombro.
Um comunicado de imprensa do palácio presidencial de Miraflores (Venezuela) comentou já o gesto: «O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aproximou-se do presidente da República Bolivariana da Venezuela, Hugo Chávez, para o saudar.»
O documento vinca ainda que os dois mandatários deram um aperto de mão, «numa histórica saudação, depois de vários anos de tensões, durante a administração de Bush, quando as relações entre Washington e Caracas se tinham deteriorado».
O presidente da Venezuela «expressou ao presidente Obama o seu desejo de que as relações entre as duas nações mudem».
O comunicado precisa ainda que Barack Obama «expressou o seu agradecimento ao líder venezuelano» e que o presidente Hugo Chávez «tem reiterado em vários ocasiões que a única coisa que espera é que os Estados Unidos respeitem a Venezuela e a sua soberania».
Fonte: IOL DiárioEtiquetas: américas, amigos, animation gif, aperto de mão, Barack Obama, Cartoon, Cimeira, Cúpula, EUA, friends, handshake, Hugo Chávez, Venezuela