} Galeriacores Cartoon Notícias: Ameaça dos piratas somalis

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Ameaça dos piratas somalis

SOMALI PIRATES
Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.



O chefe dos piratas somalis que mantiveram o capitão norte-americano de um navio mercante sequestrado durante cinco dias a bordo de um barco salva-vidas prometeu hoje vingar os seus homens, mortos pela Marinha dos Estados Unidos durante a acção lançada para libertar Richard Phillips, sábado ao fim do dia.
“Não é o fim do mundo. Vamos intensificar os nossos ataques, mesmo muito longe das águas somalis, e a próxima vez que sequestrarmos um americano, confio que eles não estejam à espera de nenhuma piedade da nossa parte”, disse à agência noticiosa AFP Abdi Garad, ao telefone a partir de Eyl, um dos bastiões da pirataria, 800 quilómetros a Norte de Mogadíscio.
Segundo Garad, os piratas que tinham Phillips sequestrado desde quarta-feira estavam prontos a libertá-lo sem resgate. “Estes mentirosos americanos que mataram os nossos amigos que tinham concordado em libertar o refém, mas digo-vos que isto vai provocar retaliações e nós perseguiremos em particular cidadãos americanos que viagem nas nossas águas.”
De acordo com a Marinha norte-americana, a operação que permitiu resgatar o capitão – e na qual foram mortos três piratas e preso um quarto – foi desencadeada quando se considerou que Richard Phillips estava “em perigo iminente”. “Ele tinha uma arma apontada – isso seria a minha interpretação de perigo iminente”, diz o vice-almirante William Gortney, chefe do comando naval central dos EUA, no Bahrein, citado pela BBC.
Phillips foi capturado quarta-feira, quando um grupo de piratas trepou para dentro do porta-contentores “Maersk Alabama", que transportava toneladas de alimentos enviados pelo Programa Alimentar Mundial da ONU para a Somália, o Uganda e o Ruanda e que tinha como destino Mombaça, no Quénia. Soube-se agora que Phillips disse aos seus 20 tripulantes para se fecharem na cabina e se entregou aos piratas. Assim entrou no salva-vidas do “Maersk”, onde em breve seria vigiado de perto por navios de guerra norte-americanos e helicópteros.
Phillips tentara fugir, a nado, na noite de quinta para sexta-feira. Por isso, quando a Marinha o encontrou, ele estava atado. O Presidente Barack Obama afirmou-se muito satisfeito com a sua libertação e disse que a coragem deste capitão é “um modelo para todos os americanos”.
Mais violência
Apesar de considerar que esta foi uma operação bem-sucedida, o almirante William Gortney admitiu que este ataque possa provocar um aumento da violência por parte dos piratas somalis, que desde há dois anos intensificaram os seus ataques tornando estas águas as mais perigosas do mundo.
“Isto podecausar uma escalada da violência nesta parte do mundo, disso não há dúvidas”, disse aos jornalistas no Bahrein.
Com mais de 130 ataques em 2008, os diferentes grupos de piratas que actuam nestas águas não costumam ser violentos para com os reféns. A maioria dos sequestros tem acabado com o pagamento de um resgate milionário por parte dos armadores. Sexta-feira, o Exército francês lançou pela terceira vez uma operação para resgatar reféns franceses: desta vez, dois casais e uma criança que tinham sido capturados a borde do iate "Tanit" – o proprietário do iate foi mortos e os restantes franceses salvos.



Fonte: Público.pt

Etiquetas: , , , , , , , , , , ,

1 Comentários:

Blogger Eduardo Marculino disse...

Parabens pelo Blog e suas postagens
abraços

01 setembro, 2009 09:19  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer