} Galeriacores Cartoon Notícias: Dia Mundial do Livro

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Dia Mundial do Livro

WORLD BOOK DAY
Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.



O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor comemora-se hoje, a 23 de Abril. Desde 1995 que, por iniciativa da UNESCO, se celebra em todo o mundo o prazer da leitura. Lisboa, Évora, Beja e Vila Franca de Xira são algumas das cidades que, em Portugal, têm actividades especiais neste dia.



Em Lisboa, o Palácio Galveias recebe nos seus jardins crianças das escolas do 1º ciclo da cidade para um piquenique em que leitura e alimentação saudável dão corpo à máxima “mente sã em corpo são”. Várias escolas e jardins públicos da capital serão hoje palco para piqueniques animados por leituras de contos, ateliers e momentos de teatro.
Na cidade de Évora este dia comemora-se com a estreia da peça "Uma noite na biblioteca", na Biblioteca Pública de Évora. É uma encenação de Luís Varela e conta com as interpretações de Isabel Lopes, José Carlos Faria, Victor Santos e Miguel Araújo.
Em Beja, “Mudar de Vida” é o lema que serve de mote aos festejos promovidos pela Biblioteca Municipal José Saramago. O espectáculo “Pele e Fole”, da Associação Imaginário, irá percorrer a cidade, intercalada por leituras ao desafio por elementos da Homlet – Companhia de Teatro da Sociedade Capricho Bejense. Haverá inúmeras actividades para grupos escolares, pais, filhos e público em geral.
No âmbito das comemorações deste dia, a Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira inaugurou no dia 21 a exposição “Vozes da Liberdade: literatura, liberdade e censura” e lança hoje o livro “A Riba do Rio Grande”, de José Bico de Matos, às 21h30.


O Dia do Livro no Mundo


Da Austrália ao México, passando pelo Paquistão, muitos serão os países que ao longo do dia de hoje assinalam esta data com inúmeras iniciativas. Na sede da UNESCO, em Paris, Beirute será oficialmente anunciado como Capital Mundial do Livro 2009.
A Escola Médica da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, inaugura uma exposição de cartazes do Dia Mundial do Livro.
A Esplanada da Presidência Municipal de Tacamac, no México, recebe uma maratona de leitura.
A Nigéria também não falhará as comemorações: concursos de leitura entre alunos e exposições de arte e literatura serão algumas das iniciativas empreendidas pela Comissão Nacional de Campanhas de Leitura da Nigéria.
Em Andorra-a-Velha poderá assistir-se a uma leitura pública na praça principal.
O auditório do Stoney Hall em Melbourne, Austrália, convida o filósofo e escritor Alain De Botton para um encontro com o público. “The Independent Type: Books and Writing in Victoria” é a exposição que será inaugurada no mesmo país, no estado de Victoria.
A Biblioteca Central do Paquistão organiza uma caminhada entre o Clube da Imprensa e o Concelho das Artes, em Carachi.
Já Bogotá e Medelín, na Colômbia, recebem três conferências internacionais sobre as indústrias culturais, o sector do audiovisual e os direitos de autor.
Na Bósnia-Herzegovina as comemorações do Dia Mundial do Livro juntam-se às da XXI Feira Internacional do Livro de Sarajevo, que decorre de 22 a 27 de Abril.
Em Toronto, Canadá, celebra-se o quarto centenário da primeira publicação de “Comentários Reales” de Inca Garcilaso de la Vega na Universidade da cidade.
Quem estiver em Bilbao, Espanha, e for ao café Iruña y La Granja receberá um livro.
“Campanha de sensibilização para os direitos de autor” é o título da exposição que se inaugura na Biblioteca “Alma”, na Índia.
No Reino Unido e na Irlanda o Dia Mundial do Livro comemorou-se mais cedo, a 5 de Março, onde este ano foram distribuídos mais de 13 milhões de livros nas escolas britânicas, com o intuito de promover a leitura.
A UNESCO escolheu o dia 23 de Abril para festejar o livro por se tratar de um dia emblemático para a literatura mundial. Foi a 23 de Abril que, em 1616, morreu Miguel de Cervantes e que, em 1899, nasceu Vladimir Nabokov. Neste mesmo dia também nasceu e morreu William Shakespeare, entre outros nomes que povoam as nossas estantes.



Fonte: Público.pt

Etiquetas: , , , , , , , , , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer