Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
Arqueólogos egípcios descobriram 30 múmias dentro de um túmulo faraónico com 4300 anos, na região do Saqqara, 20 quilómetros ao sul do Cairo, anunciou o responsável dos egiptólogos, Zahi Hawass.
As múmias foram encontradas a oeste da pirâmide de degraus do rei Djéser, a primeira da época faraónica, disse Hawass.
“A sala da sepultura data da época da VI dinastia do Antigo Império, que remonta a aproximadamente 4300 anos”, revelou Hawass, indicando que a descoberta foi feita a 11 metros de profundidade.
A maior parte das múmias repousam em cinco nichos escavados na sala, feitos de tijolos e onde se pode ler o nome de um sacerdote, precisou o egiptólogo.
Um dos dois pontos de acesso à sala é de um período mais recente, tendo sido escavado durante a XXVI dinastia, cerca de 640 d.C., segundo refere a equipa egípcia.
A câmara tem no total seis sarcófagos, dos quais dois, um em madeira e o outro esculpido em pedra, ainda não foram abertos, acrescentou Hawass. Os arqueólogos esperam abrir estes sarcófagos no final da semana.
De acordo com o arqueólogo Abdel Hakim Karar, não é comum encontrar câmaras intactas em necrópoles como a de Saqqara. Grande parte dos túmulos desta época foram saqueados por ladrões e caçadores de tesouros há muitos anos.
Saqqara é uma vasta necrópole na região da antiga Mênfis, onde se já encontraram inúmeros túmulos e as primeiras pirâmides faraónicas.
Fonte:
Público.pt Etiquetas: archeology, arqueologia, Djéser, Egipt, egiptólogos, escavação, faraónico, Mênfis, múmias, mummys, necrópoles, nichos, pirâmide, pirâmides, Rei, sarcófagos, sepultura, tesouros, túmulo