Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
Os chefes de Estado e de Governo dos 15 países membros da Zona Euro encontram-se este domingo à tarde em Paris, numa reunião de emergência convocada pela presidência francesa da União Europeia, para discutir uma resposta coordenada à actual crise financeira, informa a Lusa.
A cimeira de Paris foi convocada para «definir um plano de acção conjunto com os países da zona euro e com o Banco Central Europeu» e no encontro participam os líderes dos países da «Eurolândia», entre os quais José Sócrates, o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e o presidente do BCE, Jean-Claude Trichet.
Este sábado, a ministra francesa da Economia, Christine Lagarde, disse que líderes da Zona Euro deverão discutir em Paris uma maior intervenção pública nos bancos para enfrentar a crise financeira mundial.
O exemplo inglês
A responsável francesa apontou, a título de exemplo, a actuação do governo britânico, que mobilizou 25 milhões de libras para recapitalizar as instituições bancárias inglesas.
Também no sábado, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Ângela Merkel, rejeitaram a ideia de criação de um fundo europeu de emergência para combate à crise económica internacional, defendendo antes uma abordagem conjunta dos países da zona euro à situação.
A reunião de Paris ocorre em vésperas de uma Cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, quarta e quinta-feira em Bruxelas, que também será centrada na crise dos sistemas financeiros internacionais.
Fonte da notícia:
IOL Diário Etiquetas: Cimeira, crise ecnómica, Durão Barroso, euro, Europa, George W. Bush, Paris