Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds. O European Research Council (ERC) atribuiu o primeiro prémio de engenharia à cientista da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. São 2,5 milhões de euros que Elvira Fortunato pode gastar numa nova investigação, noticia o Expresso.
O projecto «Invisível» levou a cientista portuguesa ao topo, uma vez que este prémio já é considerado uma espécie de Nobel. Consiste na proposta de fazer transístores e circuitos integrados transparentes usando óxidos semicondutores, uma ideia pioneira a nível mundial.
«Este dinheiro é fundamental para o centro de investigação, porque vai permitir consolidar a actividade da minha equipa na electrónica transparente, uma área com potencialidades que hoje ninguém imagina», disse, depois de vencer o maior prémio de sempre dado a um investigador português.
Fonte da notícia:
IOL DiárioNota Pessoal:
Os cientistas portugueses têm feito grandes descobertas nos últimos tempos como, por exemplo, os transistores em papel. Este prémio atribuído a esta cientista sem dúvida que serve de importante veículo para fazerem mais e melhor.
Etiquetas: Ciência, cientista, Elvira Fortunato, portuguesa, prémio, Universidade