} Galeriacores Cartoon Notícias: Vem aí o 10 de Junho

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Vem aí o 10 de Junho

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.

É o maior investimento de sempre de um Governo nas comemorações do 10 de Junho no estrangeiro. Ao todo, cinco ministros e 14 secretários de Estado irão assinalar o Dia de Portugal junto de portugueses residentes no estrangeiro, em comemorações que decorrerão entre os dias 8 e 15 de Junho. Do Luxemburgo a Sydney (Austrália), de Pretória (África do Sul) a Montevideu (Uruguai), em cada continente haverá algum membro do Executivo.Manuela Aguiar, secretária de Estado das Comunidades nos governos de Cavaco Silva, garante que "nem por sombras" conseguiu tamanho envolvimento dos seus colegas no Executivo:

"Iam uma meia dúzia se tanto, quase só secretários de Estado." Também José Cesário, que ocupou o mesmo lugar com Durão Barroso a primeiro-ministro, sublinha o facto de se tratar de uma operação "inédita" no Dia de Portugal: "Normalmente éramos uns sete, oito, nove".

O actual titular da pasta, António Braga, diz-se satisfeito, focando a "receptividade" dos seus colegas no Governo. O esforço parece-lhe tanto mais importante quanto a diáspora engloba áreas que tocam "todos os ministérios, desde a Segurança Social à Educação ou à Justiça". Parte dos governantes aproveitarão para manter contactos bilaterais. O secretário de Estado da Justiça, João Tiago Silveira, por exemplo, irá a Lambeth, município que mais concentra portugueses no Reino Unido. Terá uma reunião de trabalho com o chefe da polícia, Jeremy Tagg, outra com a sua homóloga britânica, Bridget Prentice.

Houve solicitações "praticamente de todos os sítios" que acolhem uma população portuguesa numerosa ou influente. Por impossibilidade de agenda, muitas ficaram por satisfazer.

Aguiar e Cesário consideram o investimento válido e justificado. O presidente do Conselho das Comunidades Portuguesas, Carlos Pereira, também, "até porque a maior parte dos membros do Governo não costuma ter sensibilidade para estas questões". "É muito importante para os portugueses que estão fora do país terem um membro do Governo junto deles", diz Manuela Aguiar, explicando que, no seu tempo, tal não foi possível por "questões orçamentais" e por não ser "prática comum".

"Se for só para passear, não vale a pena, as pessoas que venham para ouvir, para tomar medidas", avisa José Xavier, sindicalista e conselheiro das comunidades na Holanda, onde há problemas graves de exploração de trabalhadores temporários portugueses. A representar o Governo, em Haia, estará Idália Moniz, secretária de Estado Adjunto e da Reabilitação, do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.

Há reacções mais agrestes, como a de Ivo Sousa, conselheiro eleito por Pretória: "Mandam um secretário de Estado que a gente não conhece." Quem? O secretário de Estado do Comércio, Fernando Serrasqueiro. "A África do Sul tem meio milhão de portugueses. Podia vir, não digo José Sócrates, mas alguém conhecido como António Braga." Braga irá a Moçambique e Sócrates não alinha.

Cesário estranha algumas decisões: "Não tenho conhecimento que vá alguém a Toronto e isso é uma falha." Esta cidade canadiana é conhecida por ter as maiores festas do Dia de Portugal, a par com as de Newark, nos Estados Unidos.

O Conselheiro das Comunidades Portuguesas em Toronto, Laurentino Sousa Esteves, é ainda mais crítico: "Já estamos habituados. Toronto nunca esteve entre as prioridades do Governo Português", afirma, sublinhando tratar-se de uma das maiores "cidades portuguesas" fora de Portugal continental, capaz de reunir 100 mil pessoas na parada, que este ano ocorrerá a 8 de Junho. Há uma explicação para isto, atesta a secretaria de Estado das Comunidades. O presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, visitará os portugueses ali residentes por essa altura.

Um tom particular terá este ano a festa na Suíça. Os festejos oficiais transferem-se para Neuchâtel, onde está radicada a selecção nacional de futebol, e terão como anfitrião Laurentino Dias, secretário de Estado do Desporto.


Fonte da notícia: Público

Nota Pessoal:

Sei muito bem a importância que isso tem em haver um membro do governo nas comunidades portuguesas no estrangeiro no dia em que se celebra Portugal e Camões. Digo isto porque também já fui emigrante e sei muito bem o valor que isso representa para todos os portugueses fora de Portugal. Neste dia 10 de Junho a presença de um membro do governo junto das comunidades faz todo o sentido, até porque os emigrantes também costumam convidar altos representantes dos governos locais que os acolheram para se unirem a eles nestas mesmas celebrações.

Clique na seta para ver o vídeo sobre o dia de Portugal no estrangeiro

Etiquetas: , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer