} Galeriacores Cartoon Notícias: Crise Alimentar cartoon

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Crise Alimentar cartoon

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.

Aquela que começou por ser uma conferência, sobretudo técnica, destinada a discutir os problemas da segurança alimentar, alterações climáticas e bioenergia, transformou-se, nos últimos meses, numa cimeira de alto nível, onde muitos líderes fizeram questão de marcar presença. O gatilho foi a crise alimentar mundial e agora as atenções convergem para Roma onde, de hoje a quinta-feira, se vai medir o pulso às vontades mundiais em alterar a situação.

Não se esperam grandes decisões deste encontro da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Os observadores encaram-no como um primeiro grande debate que dará início às negociações sobre os passos necessários para fazer face à crise. Falar-se-á de medidas de curto prazo - como a ajuda humanitária - e de médio e longo prazo. Nestas últimas, contam-se as ajudas à produção agrícola nos países mais pobres e que terão de ascender, segundo a FAO, a 1100 milhões de euros.

Os países serão confrontados com um plano de acção apresentado por Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, mas os testes aos compromissos que irão assumir terão lugar mais à frente, primeiro no encontro do G8 (países mais industrializados) mas sobretudo nas negociações sobre Doha da Organização Mundial de Comércio. Já em Roma, Ban Ki-moon responsabilizou os governantes pela crise. "Renunciaram a tomar decisões difíceis e subavaliaram a necessidade de investir na agricultura. Hoje estamos literalmente a pagar o preço", acusou.

Apesar de ser um pontapé de saída, Roma não deixará de ter as suas polémicas. Que, aliás, já começaram. A confirmação de que os presidentes do Irão, Mahmoud Ahmadinejad, e do Zimbabwe, Robert Mugabe, estarão presentes começou a dar que falar e partidos e associações de esquerda italianas já marcaram protestos.

Mas muitos outros chefes de Estado e de Governo prometeram estar presentes, desde o brasileiro Lula da Silva ao francês Nicolas Sarkozy, passando pelo espanhol José Luis Zapatero. De Portugal estará o ministro da Agricultura, Jaime Silva.

A crise alimentar, provocada pela escalada dos preços do petróleo e por aumentos da procura não acompanhados pela oferta, vai abafar as discussões sobre as alterações climáticas.

Os 193 países preparam-se para aprovar uma declaração onde prometem responder aos desafios. Mas, segundo a versão a que o PÚBLICO teve acesso, há muitas arestas a limar. Arestas inevitavelmente ligadas às questões políticas mais sensíveis: os subsídios dados aos agricultores dos países ricos, as restrições às importações e os biocombustíveis.

Fonte da notícia: Público

Etiquetas: , , , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer