Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
A Torre de Pisa é um dos casos em que um defeito pode ser uma virtude, é uma dos edifícios mais emblemáticos do mundo e um ícone de Itália. Por um erro de construção, parece que vai tombar para o lado em qualquer momento. Mas, para o alívio dos engenheiros e a felicidade do público, a torre estabilizou, alcançando a inclinação que tinha em 1700, de três metros e 99 centímetros.
Quem dá a boa nova são os engenheiros que trabalham, desde a década de noventa, nas obras de preservação da Torre, que nesta altura foi fechada ao público. Em 1993, os especialistas registaram a máxima inclinação do edifício (mais de quatro metros) e alertaram para o risco de derrocada.
As obras de consolidação da construção foram concluídas em 2001 (custaram 30 milhões de euros) e, desde então, o controlo contínuo à volta do edifício levou com que a Comissão Internacional encarregue de preservar a Torre de Pisa afirmasse que a construção está a salvo, pelo menos durante os próximos três séculos. “Foram confirmadas as previsões mais optimistas”, declarou ao jornal italiano “Corriere della Sera”, Michele Jamiokowski, ex-presidente da comissão.
Para ler o artigo na íntegra visite o Público.
Nota Pessoal:
"Máma mia"!, eu teria muita mais imaginação e criatividade construtiva para empregar esses 30 milhões de euros numa outra coisa qualquer do que num edifício mal construído e a tombar para o lado.
Etiquetas: Itália, monumento, tombar, Torre de Pisa, Tower of Pisa