Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
A Fundação Nacional do Índio do Brasil (Funai) e a organização Survival Internacional publicaram nos seus sites fotos de uma tribo indígena que se julga nunca ter tido contacto com o mundo exterior. As imagens, tiradas durante 20 horas de voos efectuados sobre a selva amazónica, mostram alguns índios da tribo a lançarem flechas contra a máquina fotográfica.
José Carlos dos Reis Meirelles, coordenador da Frente de Protecção Etnoambiental de Funai, explica que as fotos foram tiradas entre 29 e 30 de Abril e 1 e 2 de Maio na região brasileira de Acre para provar que ainda existem tribos que não tiveram contactos com o mundo exterior e para alertar as autoridades de que elas estão em perigo de extinção e, por isso, é preciso protegê-las.
Ainda de acordo com aquele responsável brasileiro, estas comunidades estão em perigo de extinção por causa da exploração de madeira no Peru. "Estas tribos vivem completamente isoladas na selva amazónica e estão a ser dizimadas na fronteira com Peru. Como não reconhecem fronteiras, refugiam-se noBrasil, o que gera conflitos com as tribos que já ali viviam. "Decidimos divulgar estas fotos para ver se acontece alguma coisa, se serve para pressionar o governo peruano", afirmou.
Segundo a Survival Internacional, uma organização que defende os direitos dos povos indígenas, existem no Mundo mais de cem tribos, que vivem sem contacto com o mundo exterior e aproximadamente metade delas está na selva amazónia no Peru e no Brasil. Supõe-se que do lado brasileiro vivam quatro destas tribos. Todas estão em perigo de extinção, quer por serem obrigadas a abandonar as terras onde sempre viveram, quer por contraírem novas doenças.
Fonte da notícia: Correio da Manhã Nota Pessoal:
Na minha opinião a FUNAI está a agir correctamente. Esses povos primitivos da Amazónia devem ser protegidos a todo o custo. Para esse fim deverão proceder com negociações políticas entre os governos do Brasil e do Peru. É realmente tão extraordinário que actualmente ainda hajam tribos primitivas no sentido literal da palavra. Julgo que qualquer antropólogo com amor à profissão estaria mais do que disposto a dar tudo pela oportunidade de entrar em contacto com eles para os estudar. Julgo que haverá muito, mas mesmo muito, a aprender com esses índios.
Enquanto fiz esta montagem animada reparei num pormenor muito interessante que me chamou à atenção. Todos eles usam uma espécie de cinto amarelo a brilhar, será ouro?...
Etiquetas: Amazónia, Avião, fotografados, indígenas, índios, Tribo selvagem