Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.Um retrato de criança pintado por Vincent Van Gogh (1853-1890) vai ser posto à venda em Março na feira de arte de Maastricht (Holanda) por um preço superior a 30 milhões de dólares (19,7 milhões de euros), noticia a Lusa.
A obra, intitulada «L`Enfant à l`Orange», foi adquirida em 1916 à família do casal suíço Arthur e Hedy Hahnloser, fundadores da colecção de arte «Villa Flora», de Winterthur (Suíça).
A criança loura e de aspecto angélico do quadro é Raoul Levert, filho de um carpinteiro de Auvers-sur-Oise. Tinha apenas dois anos quando Van Gogh a pintou no albergue Ravoux, nessa localidade, próxima da capital francesa. A identidade do retratado foi confirmada por Adeline Ravoux, filha do dono do albergue, que aparece junto do pequeno Raoul, à porta daquela residência, numa fotografia tirada em 1890.
«L`Enfant à l`Orange» é um de vários retratos de crianças que Van Gogh pintou em Auvers nos últimos meses da sua vida. A energia com que está pintado traduz uma alegria de viver que não parece em absoluto pressagiar o desenlace trágico - o suicídio de Van Gogh com arma de fogo - que ocorreria pouco tempo depois. Aparentemente feliz por estar de novo no norte de França, Van Gogh pintou febrilmente mais de 80 quadros em pouco mais de dois meses, o que significa um ritmo superior a dois quadros por dia.Fonte da notícia: Portugal Diário Etiquetas: arte, criança, pintura, retrato, Van Gogh