Para ver a animação neste cartoon queira clicar nele e aguardar uns segundos. To view the animation just click on this cartoon and wait a few seconds. Transportavam onze imigrantes ilegais da Guiné-Bissau e Mauritânia
Pelo menos cinco portugueses estão em prisão preventiva nas Canárias depois de terem transportado e tentado introduzir em Espanha onze imigrantes ilegais da Guiné-Bissau e Mauritânia. Estes portugueses terão cobrado 44 mil euros pela viagem aos imigrantes, segundo avança a Lusa.
Turismo de e para os Açores, turistas, viagens, passeios de barco, avião, telemóvel, Azores
Fonte da Chefia Superior de Polícia em Las Palmas disse à agência Lusa que os portugueses detidos são o capitão do navio «Albimar», Carlos Alberto A.R., e os tripulantes José M.P., João S.D, João D.S.V e Alberto D.J.. Igualmente detido foi um cidadão de nacionalidade não precisada, identificado como Mohamed M.S.H.
Os membros da tripulação foram esta sexta-feira apresentados a um juiz, que ordenou a sua prisão preventiva, tendo aos imigrantes sido imputados crimes de violação da lei de estrangeiros.
O «Albimar» continua atracado em Las Palmas, onde chegou com os imigrantes, que entraram na embarcação no porto mauritano de Nouadhibou.
A Polícia suspeita que, além de cobrar a cada imigrante quatro mil euros pela viagem, o capitão do navio tinha documentação para fazer passar os imigrantes por marinheiros, obrigando-os a trabalhar, sem pagamento, durante a viagem.
Todos os imigrantes declararam ter sido trazidos por dois dos marinheiros do barco.
Informações da Polícia indicam que o capitão do «Albimar» - acusado agora de favorecimento à imigração ilegal - já tinha estado detido no Senegal, acusado de tráfico de pessoas no mesmo navio. Por esse crime passou pelo menos oito meses na prisão. O objectivo do capitão português era fazer desembarcar os imigrantes em pequenos grupos, depois da chegada às Canárias, antes do regresso a África para recolher mais passageiros ilegais.
A Polícia suspeita que o «Albimar» realizava tarefas deste tipo de forma continuada, transportando imigrantes para as Canárias ou como falsos marinheiros ou escondidos no fundo da embarcação. Um dos tripulantes detidos, identificado como Alberto D. J:, tinha já sido detido em 2006 conjuntamente com o resto da tripulação do navio português «Mapoeche 1», que chegou às Canárias com 20 imigrantes escondidos.Fonte da notícia: Portugal Diário Etiquetas: Canárias, pescadores portugueses, presos, transporte ilegal de imigrantes