O secretário regional da Habitação e Equipamentos dos Açores afirmou hoje, no final de uma visita ao Centro Astronómico de Yebes, em Espanha, que “a ilha das Flores reúne todas as condições para a instalação de uma Estação Astronómica e Geodésica”.
A convicção de José Contente foi expressa depois de se reunir com o presidente do Instituto Geográfico Nacional de Espanha, que lhe indicou os requisitos necessários ao desenvolvimento de um projecto semelhante nos Açores.
Segundo acrescentou, o Governo dos Açores vai, agora, analisar as vertentes técnicas e financeiras do projecto com o Instituto Geográfico Português, esperando-se que, até Junho, possa ser celebrado um acordo para a criação dessa estação nos Açores.
Tal representará “mais um passo importante na edificação de um cluster tecnológico que, todos os dias, deve ser construído com sentido de futuro e abertura a uma nova dimensão para a Região”, salientou o governante.
O secretário regional da Habitação e Equipamentos considerou, também, que o projecto em questão “tem uma amplitude mais vasta porquanto, poderá dar origem a um novo Instituto Atlântico de Ciências da Terra e do Universo”.
O Centro Astronómico de Yebes é o maior da Espanha e faz observações astronómicas e geodésicas integrado numa rede tecnológica mundial do tipo Very Long Baseline Interferometry (VLBI), tendo instalado recentemente uma antena de 40 metros de diâmetro, a maior da Europa e uma das maiores do mundo.
Quando vier a ser construída nos Açores, com equipamento idêntico à de Yebes, essa estação será operada por 12 técnicos em permanência, astrónomos, engenheiros e outro pessoal qualificado, que poderão ser recrutados, na Região, referiu José Contente.
Fonte da notícia: GaCS
Etiquetas: Açores, Estação Astronómica e Geodésica, Flores, José Contente