} Galeriacores Cartoon Notícias: Jovens e o consumo excessivo de álcool

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

segunda-feira, 31 de março de 2008

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Jovens e o consumo excessivo de álcool

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
Azores, Açores, nos Açores, jovens, Açores, ilhas portuguesas, Azoren, Ponta Delgada

Consumo precoce e frequente de álcool aumenta risco de dependência em 50 por cento. Tipo de alcoolismo actual é mais grave, avisa especialista. Adolescentes iniciam-se no álcool aos 13 anos.

Saiba o que é o «binge drinking» e que 10 «shots» equivalem a três litros de cerveja

Os jovens portugueses começam a beber álcool, em média, aos 13 anos. Se o consumo for frequente, até à maioridade, o risco de dependência aumenta em 50 por cento, revela o presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado.

Rui Tato Marinho avançou à agência Lusa que «o tipo de alcoolismo actual é mais grave. Há fenómenos como o binge drinking - beber muito num curto período de tempo principalmente ao fim-de-semana - e ao qual está associada a violência, os acidentes rodoviários e sexo com desconhecidos e desprotegido.

Consumo excessivo de álcool: factor de risco para contrair vírus da Sida

«A própria Organização Mundial de Saúde aponta o consumo excessivo de álcool como factor de risco para a infecção da Sida». Temos de pensar por que é que temos quatro vezes mais infecções de Sida do que a Espanha. Talvez estes comportamentos dos jovens sejam parte da explicação», avisou o hepatologista.

Risco de dependência aumenta
Azores, Açores, visitar os Açores, Ponta Delgada, ilhas portuguesas, Azores, Azoren, Açores
Segundo este especialista, o risco de dependência aumenta em 10 por cento por ano desde que os jovens começam a beber até que completam o seu desenvolvimento, aos 18 anos. «Quando se começa a beber aos 13 anos e se passa a consumir frequentemente, os jovens têm mais 50 por cento de risco de serem alcoólicos quando chegam aos 18».

Tato Marinho afirmou ainda que o consumo de shots «dá maiores lucros económicos e faz parte de uma teia de interesses que faz mal à saúde», acrescentando que o consumo de 10 shots equivale a três litros de cerveja.

O cenário de uma cirrose pode também tornar-se mais real a longo prazo (entre 10 a 20 anos) e deve afectar entre 10 e 15 por cento dos praticantes do binge drinking.

A preocupação com este fenómeno levou já o ministro das Finanças britânico a anunciar um aumento dos impostos sobre as bebidas alcoólicas. A Associação de Médicos Britânicos recomendava ainda a proibição de promoções especiais na venda de bebidas.

O testemunho de João

Uma vez que a lei portuguesa autoriza o consumo a partir dos 16 anos, e não existe um plano nacional de combate ao alcoolismo, Rui Tato Marinho defende que a mensagem fundamental a transmitir não é que beber faz mal, mas sim mostrar as consequências do consumo excessivo.

O hepatologista tem desenvolvido desde o início do ano lectivo um projecto-piloto de sensibilização dos jovens para os perigos do consumo do álcool.

Nas suas próprias palavras, João Figueira vive «todo emperrado» desde que um acidente rodoviário o deixou dois meses em coma e cinco sem falar, aos 18 anos. No regresso a casa, depois de uma festa com muito álcool, no Algarve, o carro onde João seguia com um amigo embateu numa parede. Ficou quase um ano no hospital.

O testemunho deste estudante universitário do curso de Acção Social, agora com 27 anos, tem sido repetido em várias escolas secundárias para sensibilizar os jovens para as consequências de beber demasiado e conduzir.

Fonte da notícia: Portugal Diário
Nota Pessoal:
O consumo excessivo de álcool entre jovens é actualmente um problema global gravíssimo que não conhece fronteiras. Este problema resulta daquilo a que os ingleses chamam de "peer pressure", isto é, da pressão social que existe entre jovens. Eis aqui alguns exemplos: "Se não beberes não és um de nós" ou "se não bebes é porque és maricas" ou ainda "se não curtires e não beberes connosco não és homem nem és nada" etc. Estas são, por exemplo, algumas expressões típicas que os jovens portugueses estão habituados a ouvir no dia a dia. A única forma que eles têm de pertencer ao grupo dos amigos é exactamente fazendo o mesmo que eles. Isto acontece pelo facto da nossa sociedade estar actualmente extremamente carenciada de valores morais e éticos. De salientar que isto é um problema que afecta não apenas os jovens mas também muitos adultos e daí que a nossa sociedade esteja na situação decadente em que está.
A solução para este problema está na educação entre pais e filhos. De salientar também que quando a educação é não existente na vida dos jovens o espaço é totalmente preenchido pela permissividade e pelo hedonismo que, aliás, não olha a meios para atingir os fins. É uma triste e lamentável situação que teima em se proliferar em todo este mundo civilizado.
Azores, Açores, emprego, cursos académicos, universitários, cursos, Mestrados

Etiquetas: , , , ,

1 Comentários:

Blogger PDivulg disse...

De facto um problema grave, tanto mais pois parece-me que se tem vindo a generalizar... Bebe-se cedo e produtos com muito mais álcool do que a imperial doutros tempos...

31 março, 2008 07:25  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer