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Miss Bimbo” é um novo “site” que desafia crianças entre os sete e os 17 anos a entrar num concurso de beleza virtual, que já se tornou num sucesso entre milhares de adolescentes e que tem preocupado as associações de pais britânicas, assim como alguns especialistas da área.
O jogo “on-line” incentiva as crianças a criar a sua própria boneca virtual recorrendo a dietas muito rigorosas e à cirurgia estética para transformá-la na “bimbo mais cool, rica e famosa de sempre”, como pode ser lido na página inicial do “site”.
A principal tarefa é conseguir “bimbo dólares”, o dinheiro virtual necessário para os jogadores procederem às transformações da boneca e assim subir de posição. Apesar de a inscrição ser gratuita, os utilizadores necessitam de mandar SMS para adquirir mais créditos. Cada uma das mensagens custa cerca de dois euros.
Entre as tarefas para alcançar o físico ideal pretendido sugere-se às pequenas cibernautas que façam operações de aumento de peito ou dos lábios, que usem pílulas dietéticas e uma série de restrições alimentares que, segundo os críticos, podem ser perigosas, originando hábitos de anorexia.
Entre os vários níveis a ultrapassar pelos jogadores está o nível 11 - onde se pode ler “Maior é melhor. Adquire uma operação para aumentar os peitos” - e o nível 17, onde a missão é conquistar o amor de um bilionário em férias (“Está um bilionário de férias... É tua missão conquistar o seu amor! Boa sorte!”).
Para que o jogador possa criar uma conta no “site” é necessário fornecer o seu endereço de correio electrónico pessoal, bem como o dos seus pais. Após a confirmação dos dados, os pais recebem no “e-mail” fornecido uma mensagem que notifica a inscrição da criança, contendo informações sobre o jogo e acesso a uma “página” onde pode ser feito um pedido para que o endereço de correio electrónico da criança seja removido da base de dados do “site”. Os pais podem, assim, não autorizar, através do “link” disponibilizado, que o seu filho seja contactado regularmente.
Apesar destas medidas de precaução, várias associações de pais britânicas já vieram a público dizer que o jogo é “perigoso” e contestar “os valores superficiais” que difunde. Os médicos, por sua vez, temem que seja um incentivo para a anorexia.
Ideia importada de França
Em apenas um mês, mais de 260 mil utilizadores britânicos (a maioria raparigas entre os nove e os 16 anos) fizeram o seu registo no jogo. A ideia foi importada de França, onde atraiu 1,2 milhões de jogadores. Segundo o criador do “site”, o jogo conta, neste momento, com jogadores de 200 países diferentes.
Este fenómeno suscitou a denúncia de profissionais de saúde e associações de pais, primeiro em França e, mais recentemente, em Inglaterra, que advertem sobre a “mensagem irresponsável” que a “Miss Bimbo” transmite aos menores, facilmente influenciáveis.
O criador do “site”, Nicolas Jacquart, um empresário francês que acaba de instalar-se em Londres para promover o jogo, diz não compreender as críticas, visto “as crianças aprenderem [em ‘Miss Bimbo’] a tomar conta dos seus personagens. A missão e objectivos são moralmente aceitáveis e ensinam as crianças a viver no mundo real”. Jacquart explica que “o grau de felicidade dos seus ‘bimbos’ quando comem muito chocolate é inferior ao grau de felicidade que atingem se ingerirem muita fruta e vegetais”. As operações de aumento de peito são apenas uma parte do jogo e nós não encorajamos as crianças a fazer o mesmo”.
Segundo Bill Hibberd, porta-voz da associação britânica Parentkind, “o perigo reside no facto de uma menina de nove anos não conseguir perceber a ironia e conceber a ‘Miss Bimbo’ como um modelo de comportamento: neste caso, o jogo converte-se numa verdadeira ameaça”. Hibberd disse ainda que o jogo pode causar problemas financeiros aos pais dos jogadores devido às elevadas contas telefónicas originadas pelo envio das mensagens solicitadas.
Isabel do Carmo, especialista na área da Endocrinologia, disse ao PÚBLICO que, embora não conheça o “site”, mas segundo o que lhe foi descrito, “o tratamento que este dá ao corpo e à dieta pode ser perigoso e contribuir para que surjam perturbações alimentares nas crianças”. Segundo a especialista, o objectivo final de encontrar um namorado “é negativo do início até ao fim”.
Phonepayplus averigua sustentabilidade das críticas
A Phonepayplus, organização britânica reguladora de produtos e serviços pré-pagos por telemóvel, quer ouvir as queixas e preocupações dos pais e admite estar a averiguar até que ponto as regras são infringidas pelo “site” no que toca ao serviço disponibilizado às crianças.
“O nosso código tem restrições específicas para serviços que têm como público-alvo crianças ou que apenas parecem ser atractivos para as mesmas”, disse a Phonepayplus em comunicado. No mesmo comunicado pode ler-se: “As nossas regras são claras: os serviços disponibilizados não podem explorar ou disponibilizar conteúdos que não são aceites pelos pais".
Depois da grande exposição nos media a que o “site” foi sujeito, os seus criadores incluíram, esta semana, uma secção destinada aos pais onde podem ser consultadas as regras detalhadas dos serviços disponibilizados e os termos de utilização para menores de 13 anos.
Nota pessoal:
"A mulher que se preocupa em evidenciar a sua beleza anuncia ela própria que não tem outro maior mérito" Citação de Julie Lespinasse. Anda todo o mundo realmente preocupado com a sua aparência física e todos querem ser belos mas a verdadeira beleza está no interior da própria pessoa humana. Aí ninguém mexe e não é uma mera dieta nem roupa ou perfume que a pode alterar ou modificar.
Etiquetas: aparência física, Beleza, dietas, Miss Bimbo