Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds. Açoriano do Canadá ganha milhões e distribui por empregados.
Açores, Azores, Ponte Delgada, Terceira, ilhas dos Açores,
José Lima tem 52 anos e desde esta quarta-feira tem também mais de 14,5 milhões de dólares canadianos na sua conta bancária, algo como nove milhões de euros. Vinte e três anos depois de ter deixado os Açores em busca de prosperidade, «Joe» (como é conhecido na comunidade lusa local) ficou milionário de um dia para o outro e decidiu dar 5 mil dólares (3109 euros) a cada um dos cerca de 50 empregados, que trabalham no seu talho.
«Saiu a sorte grande». De acordo com o The Toronto Sun, foi assim, em português, que o anúncio do vencedor foi feito pela porta-voz do Lotto 6/49, Teresa Roncon, uma luso-descendente.
«Eu não sei porque é que isto aconteceu», reagiu José Lima, adiantando uma explicação, mais do campo da fé do que racional. «Acho que Deus o quis. Sou um católico muito devoto».
O açoriano disse que o dinheiro não o transformará. «Quero continuar a ser conhecido com o Joe do talho». E é lá, garante, que irão ser passados maior parte dos seus dias. Mas, agora, com alguns reservados ao descanso. «Ele necessita de uma pausa», disse ao The Toronto Sun a sua filha Jessica.
Além de ser ter tornado o açougueiro mais rico do Canadá, o jornal diz que o português se arrisca a arrecadar o título do mais generoso. Que o digam os seus empregados. Apesar de serem cerca de 50 vão receber um cheque de 5 mil dólares canadianos. Uma espécie de bónus. «Adoro-os a todos», disse o português, adiantando que «são todos trabalhadores».
E a generosidade não termina por aqui. A 3 de Abril, dia em que faleceu o seu pai há cinco anos, ele prevê distribuir uma oferta especial a um milhar de pessoas no talho do seu irmão. «Quero entregar mil caixas de pernas de frango que possam alimentar uma família», cita-o o jornal.
«Espero que sejam entregues a pessoas que sejam pobres e necessitem».
Fonte da notícia: Portugal DiárioNota Pessoal:
Julgo que é admiravelmente notável o gesto altruísta deste nosso amigo açoriano do Canadá em partilhar a sua fortuna da lotaria canadiana com os amigos e empregados. Sem dúvida que ele é muito provavelmente um dos poucos que terá aprendido que é em dar que se recebe.
Etiquetas: Canadá, Joe Lima, Lotaria, Luso-canadiano, milionário