Segundo a Lusa, o ex-presidente da República transmitiu esta ideia quinta-feira, à noite, na Fundação Serralves, no Porto, naquela que foi a primeira de quatro conferências sobre a «A Política» promovida por aquela instituição.
Soares explicou que actualmente a economia sobrepõe-se à política. «Pobreza, desemprego crescente e dinheiro sujo» são apenas alguns dos «resultados» que, na sua análise, foram produzidos por «esta ideologia» de matriz economicista.
Mundo vive crise «seríssima»
Para Soares, o mundo vive uma «crise seríssima» e os estados têm sido forçados a intervir.
Para o antigo presidente português (1986-1996), «é preciso fazer reformas a sério se quisermos evitar tumultos e revoltas».
A política «com P grande» está de volta e Soares revelou que pretende contribuir para a sua revitalização com um «livro dedicado aos jovens», que intitulou «O Elogio da Política».
A sua atenção encaminhou-se depois para a «democracia», que já «não é só o direito ao voto»; é também «social, ambiental» e muito mais, tanto que, sustentou aquele que foi também fundador, primeiro líder do PS e primeiro-ministro, «a democracia, nesta acepção, é a grande utopia do nosso século».
Fonte da notícia: Portugal Diário
Nota Pessoal:
Penso que todos os portugueses deveriam prestar mais atenção àquilo que o Dr. Mário Soares diz porque, na minha óptica, trata-se de um dos grandes peritos portugueses em política (talvez um dos maiores de todos os tempos) que tem de certa forma sido tão lamentavelmente criticado e menosprezado por muitos, sobretudo por alguns daqueles borra botas, pacóvios e cretinos à mistura, que o criticam e nada sabem sobre política.