} Galeriacores Cartoon Notícias: Limpar Portugal

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

sábado, 20 de março de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Limpar Portugal

Country clean-up project
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



O movimento «Limpar Portugal», realizado este sábado, pôs milhares de portugueses a limpar as florestas um pouco por todo o país.

No Pinhal do Banzão, em Colares, o tvi24.pt juntou-se à iniciativa que contou com um grupo de alunos, pais e professores da «escola mais ocidental da Europa», a Escola Básica 2+3 de Sarrazola, que integrou esta operação de mega limpeza, recolhendo detritos do pinhal. Quem não quis ficar de fora foi o Presidente da República, que também contribuiu e não hesitou em arregaçar as mangas e apanhar o lixo do chão.

Depois de ser devidamente equipado com uma gabardine da Marinha e um par de luvas, Cavaco Silva integrou-se num dos grupos de limpeza e, sem cerimónias, deitou mãos à obra, pedindo sacos de plástico para recolher todo o tipo de detritos, tais como plásticos, metais, tijolos e até vidros.

Acompanhado pelo presidente da Câmara de Sintra, Fernando Seara, pela vereadora Ana Gomes e por uma multidão de crianças, o Presidente percorreu o pinhal munido de uma tenaz para apanhar os detritos, auxiliado pela mulher, pela filha e por quatro netos.

«Mais de cem mil portugueses estão hoje no campo, na floresta ou na praia a limpar e recolher resíduos. Eu penso que isto é de um grande valor económico, mas o mais importante é o valor ambiental. Trata-se de educar para a defesa do meio ambiente e mesmo que não se consiga limpar tudo, há aqui um efeito pedagógico que vai ficar», sustentou Cavaco Silva.

O Presidente declarou que «Portugal estava sujo» e teceu rasgados elogios às pessoas que tiveram a ideia,
inspiradas no exemplo da Estónia , criando, assim, «um movimento cívico de uma dimensão extraordinária».

O chefe de Estado considerou que os jovens estão sensibilizados para as questões ambientais devido à «pedagogia nas escolas para a defesa do meio ambiente e da biodiversidade».

«Os jovens sentem uma certa responsabilidade para com as gerações futuras. No entanto há uma certa dose de irresponsabilidade ao abandonar vidros, entulho, mobílias, frigoríficos, pneus em parques, em pinhais, nos campos», afirmou.

O coordenador do distrito de Lisboa, Rui Cardoso, declarou que o objectivo da iniciativa é deixar uma marca na sociedade e assegurar que os jovens no futuro não irão repetir estes erros ambientais. Em relação ao destino dos resíduos, o responsável informou que vão ser transportados para contentores espalhados pelo concelho e, em seguida, vão para um ecocentro, podendo o entulho servir para nivelar pedreiras.

Apesar de a chuva não ajudar à realização dos trabalhos, não foi suficiente para desmotivar as equipas. O coordenador Nuno Meia Onça, responsável pelos grupos escolares, incitava os alunos, afirmando que «a chuva é psicológica». À medida que iam limpando, Nuno prestava esclarecimentos, adiantando, por exemplo, que o tempo de decomposição do vidro é superior a um século.

«Os jovens estão em contacto com a mensagem. Esta nova geração produz muito mais resíduos do que as gerações anteriores, mas também lhes cabe a responsabilidade de saber lidar com esse tipo de resíduos. Penso que é um processo de educação mútuo, que deve ser direccionado de pais para filhos e de filhos para pais», declarou o responsável.

Em resposta à sugestão de Cavaco de Silva de instalar uma câmara de vigilância no pinhal, Nuno Meia Onça concluiu: «Devia era instalar-se uma câmara na consciência de cada um!».



Fonte: IOL

Etiquetas: , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer