World Poetry Day
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.
Sessões de leitura de poemas, concertos, exposições, cinema, teatro, conferências, oficinas, concursos e feiras do livro assinalam hoje em Portugal, um pouco por todo o lado, o Dia Mundial da Poesia.
Em Lisboa, no Centro Cultural de Belém (CCB), a programação é extensa, com diversas atividades a decorrer em simultâneo durante todo o dia, das 11h00 às 19h00, sempre com entrada livre.
O destaque vai para uma maratona de leitura de poemas de Álvaro de Campos - um dos heterónimos de Fernando Pessoa -, com início às 14h30, que contará com a participação das ministras da Cultura, Gabriela Canavilhas, e da Educação, Isabel Alçada, bem como de alguns poetas e atores.
Sobre a forma como o CCB assinala a efeméride, o presidente da Fundação CCB, António Mega Ferreira, disse à Lusa que "é uma forma de sensibilização especial do público para a poesia".
"Nós privilegiamos muito, na programação, os poetas que estão vivos, que vão dizer a sua própria poesia - alguns deles são muito novos - e privilegiamos muito esse contacto do público que gosta de poesia com os poetas que estão ativos, que a estão a fazer", sublinhou.
Mega Ferreira chamou ainda a atenção para "um conjunto de iniciativas paralelas que mostram como a poesia se prolonga por diversas outras áreas artísticas, como a música, por exemplo, como as artes plásticas". "O que nós pretendemos, no fundo, mostrar é que a poesia está em tudo", resumiu.
Também no Palácio de Belém, o Dia Mundial da Poesia será celebrado, com uma tertúlia chamada "Café - Poesia" - uma iniciativa de Maria Cavaco Silva que contará com a participação de vários poetas, atores e cantores e será aberta ao público.
Convidados para este serão dedicado à poesia, com início às 21h30, na Sala das Bicas, estão Alice Vieira, Casimiro de Brito, Jorge Reis-Sá, José Eduardo Agualusa, José Tolentino Mendonça, Luísa Costa Gomes, Maria João Seixas, Nuno Júdice, valter hugo mãe, Vasco Graça Moura, Eunice Muoz, Ruy de Carvalho, Carminho, Joana Amendoeira e Katia Guerreiro, entre muitos outros.
Para incentivar a leitura, as 54 livrarias Bertrand oferecem hoje um livro de poesia a quem comprar outro, em mais uma das muitas iniciativas que decorrem hoje de norte a sul do país para assinalar o Dia Mundial da Poesia.
Fonte: SIC / Sapo
Etiquetas: Dia Mundial, poesia