BARACK OBAMA'S ATTEMPT TO FRIGHTEN OSAMA BIN LADEN
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.
Ao segundo dia do seu périplo pelo Médio Oriente e Europa, o Presidente americano discursa na Universidade do Cairo, Egipto, em pleno coração do mundo Árabe. "Barack Obama aterroriza Osama", diz ao Expresso o professor libanês Fawaz Gerges.
"Obama sabe que o conflito contra a Al-Qaeda não é militar, mas sim ideológico. Por isso ele discursa na universidade árabe de maior prestígio. Ele quer retirar-lhe o apoio das elites e dos jovens".
Osama bin Laden e o seu braço-direito Ayman al-Zawahiri - também ele um ex-estudante egípcio na Universidade do Cairo - anteciparam-se ao evento e, ontem, em duas mensagens áudio, emitidas na televisão Al-Jazeera, apelaram mais uma vez à guerra santa contra a América, denunciando que o actual líder americana segue os passos dos seus antecessores.
"A tal guerra ganha-se retirando legitimidade à estratégia da Al-Qaeda. Com iniciativas deste género, Washington rouba-lhe popularidade", diz Gerges, professor no Sarah Lawrence College, em Nova Iorque, autor de vários estudos sobre o Médio Oriente. No início do ano, a partir do interior da Faixa de Gaza, testemunhou a ofensiva militar israelita.
A aproximação ao mundo islâmico tem marcado a política externa da nova administração. A primeira entrevista do actual Presidente foi a uma estação de televisão árabe, a Al-Arabia. Na primeira visita à Europa, início de Abril, Obama discursou no Parlamento turco (fora do arco árabe, mas já dentro do espaço muçulmano). Então, clarificou que " a América não está, nem estará, em guerra com o mundo árabe".
Obama chega amanhã à Alemanha. E no sábado viaja até França, para participar nas celebrações do 55.º aniversário do desembarque das tropas aliadas na Normandia.
Fonte: Expresso.ptEtiquetas: al-Qaeda, animation gif, árabes, arabs, Barack Obama, Bin Laden, Cartoon, discurso, Egipto, Egypt, Hillary Clinton, Iran, Israel, Médio Oriente, Middle East, Muslim world, speech