} Galeriacores Cartoon Notícias: Dia Mundial da Criança

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Dia Mundial da Criança

World Children's Day celebrated in Portugal on the first day of June

Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.

To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.


Nesta Segunda-feira, dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança em Portugal, apresentamos um projecto dianamizado pelo Departamento da Catequese do Patriarcado de Lisboa (DCPL) que sublinha a importância da espiritualidade e da religião na educação infantil. Trata-se do "Despertar da Fé nas Crianças" e merece a aposta de um grupo de trabalho do DCPL e da Fundação Maria Ulrich.

A Irmã Maria José Bruno, do DCPL, indica ser na família que se descobre "a relação autêntica de verdade e de ternura" e por isso se gera "a descoberta de Deus". Este deve ser uma descoberta diária, "na vida do dia-a-dia".
As crianças são estimuladas pelos objectos e símbolos que existem numa casa e pela importância que os adultos lhe dão. "Os símbolos das festas, principalmente do Natal e da Páscoa trazem uma mensagem e são ocasião de descoberta, de conversa sobre o que significam e dizem de Deus", refere.

A oração é parte essencial na educação cristã e vários são os casais que partilham com os filhos essa experiência. Inicialmente uma oração simples, com "simples palavras de agradecimento" que a pouco a pouco ganham "mais pedidos e agradecimentos, e dão contam do que as crianças mais tinham gostado nesse dia", indica a Ir. Maria José recordando testemunhos.

"A oração da noite feita com as crianças em ambiente afectivo, de intimidade e de confiança, é um momento forte de relação consigo, de relação em família e de relação com Deus", sublinha a religiosa. O mais importante, não é saber muitas ração, mas que "oração e vida se unam".

À medida que as crianças vão crescendo vão ficando alertas para várias dimensões. Cores, objectos, texturas tornam-se apelativas e são instrumentos de crescimento e aprendizagem. A Ir. Maria José indica que psicopedagogos e outros educadores são da opinião que pelos 4-5 anos se pode começar a contar as histórias da Bíblia às crianças.

"Antes mesmo da catequese, é benéfico que elas conheçam histórias bíblicas, encontrem figuras com as quais se identifiquem. Mais tarde, pelos oito anos, elas encontrarão o sentido do conhecimento".

Neste âmbito, as principais festas do ano, podem ser também um motivo de promoção religiosa e, simultaneamente, cultural.

Outro aspecto importante na espiritualidade da criança é o contacto com a comunidade de cristãos, "mesmo quando ainda vão no carrinho". Este é um lugar "onde convivem diferentes gerações, onde se celebra a fé e onde se vivem dinâmicas de solidariedade que concretizam o mandamento do amor de Deus e do próximo, na atenção particular aos que mais necessitam".

A religiosa assinala ser cada vez maior o número de paróquias que preparam a Eucaristia dando uma atenção particular à participação de famílias com crianças pequeninas.

Os contextos que a criança vai apreendendo, quer na comunidade como no contexto escolar, abrem-na para a diferença, mesmo que não o consigam explicar com clareza. "Eles reconhecem que há crianças que não festejam o Natal, nem a Páscoa, nem os aniversários", manifesta a Ir. Maria José. Mas a educação deve ser focada no respeito e conhecimento "de outras culturas e religiões das crianças".

Na
página da internet do DCPL e em http://www.despertardafe.com/ encontra informações sobre "O Despertar da Fé nas Crianças" e o exemplo de uma paróquia que o implementa.



Fonte: Agência Ecclesia

Etiquetas: , , , , , , , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer