} Galeriacores Cartoon Notícias: Relembrando o massacre de Tiananmen

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Relembrando o massacre de Tiananmen

TIANANMEN SQUARE MASSACRE: 20 YEARS AGO
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



As autoridades chinesas vedaram hoje o acesso à praça de Tiananmen um dia antes de serem assinalados 20 anos da repressão militar sobre os estudantes que tinham ocupado o local.

Centenas de polícias, militares e outras forças de segurança vedaram o acesso à praça no centro da cidade de Pequim onde, entre 03 e 04 de Junho de 1989, a intervenção do exército pôs fim a sete semanas de protestos dos estudantes da capital chinesa para exigir reformas democráticas no país.

Como é habitual todos os anos, a polícia reforçou as medidas de controlo de visitantes através de postos instalados nas imediações da praça, verificando a saída de passageiros dos autocarros nas ruas adjacentes e malas e documentos de pessoas que se aproximam do local.

Em declarações à agência noticiosa francesa AFP, o dissidente Qi Zhiyong, a quem foi amputada a perna esquerda em 1989 e que está sob vigilância policial constante, disse ter sido obrigado a deixar Pequim ao início do dia.

“Todos os dias eu tenho de mandar a minha filha para a escola num carro da polícia e hoje depois de ver o meu filho fui impedido de sair do carro da polícia”, disse Qi Zhiyong numa mensagem de texto enviada aos jornalistas.

“Agora tenho mais dois agentes no carro, obrigaram-me a sentar no meio e estão a levar-me para fora de Pequim. Vão ficar com o meu telemóvel”, escreveu ainda Qi Zhiyong, agora com 53 anos.

A intervenção militar chinesa em Tiananmen provocou um número ainda indeterminado de mortos entre os estudantes que tinham ocupado a praça e, até hoje, os dados oficiais não são conhecidos uma vez que o tema continua a ser tabu no país.

“Este ano estamos a ver os agentes da polícia a tomar medidas mais radicais. Isto diz-nos que todas as protecções legais do Estado são banidas quando o Partido Comunista se sente desafiado”, afirmou Nicholas Bequelin, um investigador de Direitos Humanos radicado em Hong Kong.

Outros activistas contestaram também a actuação policial como o escritor e crítico social Jiang Qisheng.

“Hoje quis levar a minha mulher ao médico mas disseram-me que não o podia fazer", disse o activista preso em 1999 depois de ter tentado organizar as comemorações do décimo aniversário do massacre.

“Não há lei ou regulamento que os autorize a fazer isto, a polícia está a violar a lei”, acrescentou.

Uma das impulsionadoras do movimento “Mães de Tiananmen” - Ding Zilin, de 72 anos e que perdeu o filho atingido a tiro pelas autoridades - disse, num telefonema, ter sido convidada a sair da capital e que tinha recusado, estando agora impedida de sair de casa.

No sábado, funcionários governamentais levaram Wu Gaoxing, que foi condenado a dois anos de cadeia após os protestos em 1989 na província de Zhejiang, disse um colaborador de Wu.

O mesmo colaborador afirmou que o activista escreveu uma carta aberta ao Presidente chinês, Hu Jintao, na qual pede uma compensação pecuniária para aqueles que foram detidos após a intervenção militar.

Na decisão de controlar activistas ou dissidentes, as autoridades chinesas levaram também para fora da capital Bao Tong, um antigo ajudante de Zhao Ziyang, que caiu em desgraça por ter manifestado simpatia para com os ideais dos estudantes.

Fonte: LUSA

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer