Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
Portugal vai manter os actuais dez milhões de habitantes em 2060, segundo as previsões do Instituto Nacional de Estatística (INE) que dão ainda conta de um envelhecimento acentuado da população. Daqui a 50 anos, existirão 271 idosos por cada 100 jovens.
Em 2060, o INE prevê que existam 10 364 mil habitantes em Portugal. Com este cenário, denominado central, em que pesam os fluxos migratórios, nascimentos e mortes, o número de pessoas com mais de 64 anos será de 3,347 milhões, enquanto os de jovens com idade inferior a 15 anos irá rondar os 1,2 milhões.
Quanto ao número total de habitantes, Portugal deverá registar um aumento da população até 2034. A partir desse ano, os valores começam a diminuir.
Sem a influência da imigração, sustenta o INE, o número de residentes em Portugal diminuiria significativamente. No âmbito da hipótese "improvável" de ausência de imigrantes e mantendo as suposições em termos de nascimentos (fecundidade) e mortes (cenário sem migrações), Portugal perderia 25 por cento dos residentes nos próximos 50 anos, que passariam a ser 8,105 milhões.
No cenário elevado, a população aumentará continuamente até 2060, como resultado de maiores volumes migratórios anuais e conjugados com níveis de fecundidade mais elevados.
Neste caso, o número de pessoas a viver em Portugal, em 2060, chegará aos 11, 992 milhões.
Fonte: Correio da ManhãEtiquetas: Cartoon, envelhecer, fecundidade, Galeriacores, gif, idosos, imigração, INE, mapa, mortes, nascimentos, população, Portugal