Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
O presidente russo, Dmitri Medvedev, acusou a NATO de seguir sua expansão até as fronteiras russas e ordenou um rearmamento em larga escala das forças do país, incluindo a renovação do arsenal nuclear a partir de 2011, anunciaram as agências russas, citadas pela AFP.
«A partir de 2011 será iniciado um rearmamento em larga escala do exército e da marinha», declarou Medvedev numa reunião com comandantes militares em Moscovo.
«A análise da situação político-militar mostra que existe o potencial de um conflito sério em algumas regiões, alimentado pelas crises locais e as tentativas incessantes da NATO de desenvolver sua infra-estrutura militar perto das fronteiras de nosso país», explicou.
«A principal tarefa é aumentar a preparação para o combate de nossas forças, antes de mais nada a das nossas forças estratégicas nucleares. Devem ser capazes de cumprir com todas as tarefas necessárias para garantir a segurança da Rússia», completou Medvedev.
O anúncio representa uma contradição com as declarações anteriores de autoridades russas que sugeriam uma melhoria das relações com os Estados Unidos após o fim da administração de George W. Bush e o início do mandato do presidente Barack Obama. Com a chegada ao poder do democrata Obama, alguns analistas detectaram uma fragilização do apoio de Washington à ampliação da Organização do Tratado do Atlântico Norte a países de fronteira e antigas repúblicas soviéticas, como Geórgia e Ucrânia.
Fonte:
IOL Diário Etiquetas: arsenal nuclear, Cartoon, Dmitri Medvedev, exército, Galeriacores, gif, marinha, militares, Moscovo, NATO, rearmamento, Rússia