Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
O realizador português Manoel de Oliveira celebra esta quinta-feira o seu centésimo aniversário, mas nem a histórica ocasião o vai impedir de passar o dia a fazer aquilo que mais gosta, isto é, rodar as cenas de mais um filme. A história de Manoel de Oliveira confunde-se com a sua dedicação ao cinema. Envie uma mensagem de parabéns ao mestre do cinema português! O cineasta mais velho do mundo no activo está actualmente a rodar «Singularidades de uma Rapariga Loira», que se baseia num conto partir de um conto de Eça de Queirós, que deverá estrear no Festival de Cinema de Berlim.
Filmografia de Manoel de Oliveira
Cronologia de Manoel de Oliveira
Celebridades dão os parabéns a Manoel de Oliveira
Com apenas 20 anos, Manoel de Oliveira ingressou na escola de actores Rino Lupo, realizador italiano radicado no Porto. Foi no filme «Fátima Milagrosa», dirigido pelo cineasta italiano, que Manoel de Oliveira se estreou como actor, carreira que pouco desenvolveu ao longo dos seus 100 anos.
Realizou o seu primeiro filme com apenas 23 anos. A curta-metragem «Douro, Faina Fluvial» marcou a sua estreia com realizador. «Aniki-Bobó» (1942) foi a sua primeira longa-metragem de ficção do realizador, numa carreira que é composta por mais de 30 longas-metragens.
A longa carreira de Manoel de Oliveira no mundo do cinema já lhe valeu imensos prémios e distinções internacionais. O realizador é professor honorário Academia de Cinema de Skopje e em 2008 recebeu o Prémio Mundial do Humanismo.
Manoel Cândido Pinto de Oliveira nasceu a 11 de Dezembro de 1908 no Porto.
Fonte da notícia:
IOL DiárioEtiquetas: aniversário, Centenário, centésimo, cineasta, cinema, Filmes, Manoel de Oliveira