} Galeriacores Cartoon Notícias: Robôs em medicina nos hospitais de Coimbra

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Robôs em medicina nos hospitais de Coimbra

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.



Os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) dispõem a partir desta segunda-feira do primeiro Centro de Simulação Biomédica do país, destinado a treinar clínicos e equipas para intervir em doentes robôs em situação crítica, noticia a Lusa.


A formação de estudantes de medicina e enfermagem em anos terminais e pós-graduações de enfermeiros e médicos são outros domínios de intervenção deste centro que custou 700 mil euros, integralmente financiados através do mecenato por quatro fundações e empresas portuguesas.


O centro está dotado de robôs que simulam as funções humanas, de adultos, de um bebé, uma criança e até de uma parturiente, bem como de modelos cirúrgicos para treinos em órgãos específicos.


Um dos robôs custou cerca de 250 mil euros, e segundo Martins Nunes, responsável do novo centro, «é o simulador mais evoluído do mercado», capaz de «reproduzir praticamente toda a fisiologia humana».


O centro dispõe de quatro salas: de parto e gravidez, de adultos e crianças, de treinos de gestos clínicos e de cuidados intensivos e enfermagem. Cada uma delas está dotada dos robôs respectivos, e dos equipamentos necessários, como se se tratasse de um ambiente hospitalar com pacientes reais.


As intervenções das equipas médicas e dos clínicos individualmente são filmadas, e no final o comportamento será analisado no sentido de se melhorar a prontidão e a própria intervenção clínica.


«Aqui pode-se errar»


«Aqui pode-se errar e repetir as vezes necessárias até se fazer bem», sublinhou Martins Nunes, director do Serviço de Anestesiologia dos HUC, de que depende o novo centro.


Segundo o seu responsável, trata-se de um centro para servir o país, com um perfil multidisciplinar, pois abrange todas as áreas que tem cuidados críticos.


Fernando Regateiro, presidente do Conselho de Administração dos HUC, destacou o facto de ser possível reduzir o tempo de formação pós-graduada, por se poder recorrer a robôs que reproduzem a fisiologia humana.


«Protege o doente, e garante a segurança na intervenção», destacou o responsável, professor universitário de medicina, acrescentando que é também possível simular situações raras, deixando o clínico preparado para quando se deparar com elas.


A partir de terça-feira, e durante uma semana, representantes do Hospital Médico de Harvard (EUA) estarão em Coimbra para ministrar um curso de instrutores em simulação clínica.


Para 2009 o centro tem já programadas 54 acções de formação para grupos de 12 clínicos, de várias regiões do país.


Segundo Martins Nunes, o Centro de Simulação Biomédica será auto-sustentável. O conselho de fundadores vai garantir financiamento durante cinco anos. As acções de formação e a prestação de serviços a empresas, para treino de equipamentos, e utilização de medicamentos, serão outras fontes de financiamento.



Fonte da notícia: IOL Diário

Etiquetas: , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer