} Galeriacores Cartoon Notícias: Declaração Universal dos Direitos Humanos

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Declaração Universal dos Direitos Humanos

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.



A Declaração Universal dos Direitos Humanos, o documento mais traduzido em todo o mundo, comemora esta quarta-feira 60 anos, uma efeméride que a Igreja e organizações não governamentais esperam não ser comemorada apenas simbolicamente, mas com medidas concretas, diz a Lusa.


Lembrando que a concretização da Declaração Universal «ainda deixa muito a desejar», a Conferência Episcopal Portuguesa defende que o documento não pode apenas definir princípios, mas também ter «implicações reais» na sociedade, nomeadamente no que diz respeito ao «salário justo, alimentação ou assistência social».


Segundo o porta-voz da Conferência Episcopal, padre Manuel Morujão, a aplicação deve dar uma atenção particular às «mulheres e idosos, as franjas mais desprotegidas da sociedade».


Declaração já fez mudar o mundo


Também a Amnistia Internacional espera que este aniversário «seja uma data de acção e não apenas de celebração», lembrando que «a injustiça, desigualdade e impunidade persistem em muitas partes do mundo», nomeadamente pelo facto de «os governos fazerem promessas e aprovarem leis, mas falharem no seu cumprimento».


A organização lamenta que permaneçam as violações grosseiras dos direitos humanos nos conflitos armados, as brutalidades contra as mulheres e menores, a negação de direitos a refugiados e imigrantes, os sistemas judiciais injustos e corruptos ou o recurso aos maus tratos e à tortura.


Ainda assim, a Amnistia Internacional salienta que a Declaração contribuiu decisivamente para muitas conquistas alcançadas em todo o mundo, como o reconhecimento dos direitos das mulheres e das crianças, a criação do Tribunal Penal Internacional ou a abolição da pena de morte em dois terços dos países do planeta.


Prémio Direitos Humanos para os Bombeiros Voluntários


Em Portugal, algumas personalidades que a Assembleia da República considera terem assumido um papel relevante na defesa dos direitos humanos são distinguidas nesta data, com a atribuição de medalhas comemorativas deste aniversário da Declaração Universal.


O antigo primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro e a jornalista e escritora Maria Lamas são dois dos homenageados, a título póstumo, numa cerimónia no Salão Nobre do Palácio de São Bento, em que serão ainda laureados o ex-presidente da República, Mário Soares, e o bispo de Setúbal, D. Manuel Martins.


O Prémio Direitos Humanos 2008, no valor de 25 mil euros, será, por sua vez, atribuído pelo presidente da Assembleia da República aos Bombeiros Voluntários Portugueses.


A inauguração de um memorial a Aristides de Sousa Mendes no Jardim do Arco Cego, em Lisboa, e a realização de palestras e conferências sobre direitos humanos um pouco por todo o país são outras das iniciativas que assinalam o 60º aniversário da Declaração Universal, proclamada em Paris pela Assembleia-Geral das Nações Unidas a 10 de Dezembro de 1948.




Fonte da notícia: IOL Diário

Etiquetas: , , , , , , , , , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer