} Galeriacores Cartoon Notícias: Envelhecimento da população vai levar a mais mortes que nascimentos

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Envelhecimento da população vai levar a mais mortes que nascimentos

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.

Um em cada quatro portugueses terá mais de 65 anos em 2035, segundo um estudo do Eurostat divulgado esta terça-feira, que refere que 25,4 por cento dos europeus serão idosos dentro de 27 anos, noticia a Lusa. O envelhecimento da população remete ainda para uma outra conclusão, segundo vários estudos, a imigração poderá ser a única forma da população europeia se manter estável e não diminuir.

O instituto de estatística europeu aponta também o ano de 2015 como o momento em que a taxa de mortalidade deverá ultrapassar a da natalidade, estando na imigração a «única solução para este problema» de decréscimo da população.

De acordo com as projecções publicadas hoje sobre os 27 países da União Europeia, em 2035 a população europeia atingirá 521 milhões de pessoas, ou seja, mais 26 milhões que as registadas no início deste ano.

Dentro de 27 anos, 25,4 por cento da população europeia terá mais de 65 anos, contra os 17 por cento actuais. No caso de Portugal, as estatísticas apontam também para o envelhecimento: os 17,4 por cento da população actual com mais de 65 anos passará a 24,9 por cento em 2035 e 30,9 por cento em 2060.

Mais mortos que nascimentos

O Eurostat afirma, no entanto, que o envelhecimento deverá ser uma preocupação de todos os países, mas a níveis diferentes. Os casos mais dramáticos vão registar-se na Alemanha, que terá 30,2 por cento da população com mais de 65 anos, na Itália (28,6 por cento) e na Eslovénia (27,4 por cento). A Irlanda e o Chipre serão os países com as populações mais jovens, com uma percentagem de população idosa de 17,6 e 19 por cento, respectivamente.

Outras das novidades divulgadas no relatório diz respeito à previsão de a taxa de mortalidade ultrapassar a taxa de natalidade em 2015, sendo a imigração o «único factor» de crescimento da população europeia. No entanto, a partir de 2035 a população europeia deverá começar a decair, «por falta de imigrantes suficientes», atingindo os 505 milhões de habitantes em 2060.

No caso de Portugal, também haverá uma curva ascendente seguida por uma descendente: os 10.617 portugueses actuais vão passar a 11.395 em 2035, mas em 2060 serão apenas 11.265.

Imigrantes «salvam» Europa

Um outro estudo apresentado na semana passada em Berlim já alertava para este fenómeno de a imigração ser a única forma da população europeia se manter estável e não diminuir.

Segundo as contas feitas no estudo do Instituto Berlinense para a População e o Desenvolvimento, sem a presença de imigrantes, a população total da UE diminuiria em 52 milhões de pessoas e ficaria reduzida a 447 milhões em 2050.

Depois dos anos 50, a população da UE apenas conseguiu manter o seu importante lugar entre a população mundial através da entrada de novos estados-membros.

Um outro relatório demográfico do Departamento de Referência da População (EUA) divulgado no mesmo dia confirmou a conclusão do documento alemão, revelando que actualmente os países pobres concentram praticamente todo o crescimento da população mundial e que a imigração leva ao ligeiro aumento de habitantes nas regiões mais ricas.

Fonte da notícia: IOL Diário

Etiquetas: , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer