Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds. Sondagem do centro Zogby colocou candidato republicano à presidência dos EUA cinco pontos percentuais à frente do democrata
O republicano John McCain já tinha ficado colado ao democrata Barrack Obama nas sondagens relativas à corrida à Casa Branca, mas só agora conseguiu ultrapassá-lo. Esta vantagem de cinco por cento dada pelo centro Zogby acontece em vésperas da Convenção Democrata. A intensificação da campanha republicana, tentando reduzir a figura de Obama a uma celebridade - usando Paris Hilton e Britney Spears como comparação -, criticando as suas viagens ao Médio Oriente e à Europa e a sua oposição à exploração de reservas petrolíferas na costa norte-americana parece estar a dar resultados.
O senador do Arizona conseguiu recolher 46 por cento das intenções de voto junto dos eleitores inquiridos contra os 41 por cento que disseram preferir o senador do Illinois.
Se em Julho Obama cifrava a sua vantagem média no conjunto das sondagens realizadas em oito pontos percentuais, as contas mais recentes realizadas pela CNN revelam um resultado bem mais preocupante para a sua campanha, já que a vantagem foi reduzida para 3 por cento - irrelevante do ponto de vista estatístico.
As crescentes dificuldades do democrata frente ao candidato republicano surgem numa altura em que se aproxima a convenção do seu partido, que terá lugar em Denver.
Fonte da notícia: IOL Diário
Clique na seta para ver o vídeo sobre a "Segunda Revolução Americana"
Etiquetas: Barack Obama, John McCain, lição, Política, sondagem