Para ver a animação clique nesta imagem e aguarde uns segundos. To view the animation click on this image and wait a few seconds.
Carlos César qualificou de “acto com um profundo significado histórico e político” a assinatura, esta manhã, em Fall River, do Acordo de Cooperação Açores-Massachusetts.
Falando em inglês, após ter rubricado o documento, conjuntamente com Deval Patrick, governador daquele estado norte-americano, o presidente do Governo dos Açores referiu a já longa relação de proximidade entre a Região e o Massachusetts – por via de uma emigração que levou milhares de açorianos à costa leste dos Estados Unidos, com todas as suas tradições, cultura e maneira de ser – para sublinhar que “este Acordo de Cooperação representa, afinal, uma manifestação de vontade politica que confirma uma ligação histórica inapagável”.
Carlos César manifestou a convicção de que, através de acordos como o que acabava de ser assinado, se contribuía para um aprofundamento de relações entre as entidades estaduais norte-americanas e regiões de toda a Europa e frisou que, “com este acto, não são apenas os Açores que fortalecem a sua cooperação com Massachusetts – é também Portugal que intensifica a sua ligação natural e estratégica com a nação norte-americana”.
“Este Acordo – enfatizou, ainda, o presidente do Governo dos Açores – consolida esses aspectos e abre novas perspectivas e possibilidades de afirmação, constituindo um testemunho público da vontade política e da amizade que nos une”.
E em mais uma prova desse espírito, Carlos César dirigiu ao governador Deval Patrick um convite para visitar os Açores, para fortalecer esta nova etapa entendimento tomando contacto com a terra-mãe de tantos milhares de seus concidadãos.
“Penso que, também em relação aos Açores e Massachusetts, se aplicam muito bem as palavras do presidente John Kennedy: “ A Geografia fez-nos vizinhos. A História fez-nos amigos”. Pois bem: cabe, hoje – ao governador do estado de Massachusetts e ao presidente da Região Autónoma dos Açores – honrar e perpetuar essas palavras”, concluiu Carlos César.
Recorde-se que, nos termos do acordo hoje assinado, os Açores e Massachusetts concordam em incrementar as trocas comerciais, a cooperação entre instituições ligadas à saúde, à educação e à cultura, bem como o investimento mútuo ou criação de “joint ventures” em sectores emergentes como a alta tecnologia, a tecnologia ambiental, as energias renováveis, a conservação de energia, a reciclagem, a redução da emissão de gases poluentes, a monitorização climática e a promoção turística.
As duas partes comprometem-se também a procurar novas áreas de cooperação, para o que prevêem encontros entre os respectivos representantes, visitas de delegações empresariais e simpósios e seminários nos dois lados do Atlântico.
Finalmente, fica também estabelecido que caberá a um grupo de representantes dos dois Governos a responsabilidade de identificar projectos ou programas específicos que possam contribuir para melhorar o acordo de cooperação.
Fonte da notícia: GaCS
Etiquetas: Acordo, Açores, Azores, Carlos César, Deval Patrick, histórico, Massachusetts