Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
A Câmara dos Representantes aprovou, esta terça-feira, o envio de uma acusação que põe em causa as razões invocadas por George W. Bush para conduzir o país à guerra no Iraque, informa a Lusa.
Se tais razões forem consideradas infundadas ou falsas pela Comissão Judiciária, estará preenchido o requisito para iniciar o processo de impugnação presidencial e o seu julgamento pelo Senado, que poderia demitir presidente. No entanto, em ano de eleições, já não há tempo para que o debate chegue a esse ponto.
Nem é, aliás, essa a intenção da maioria democrata na Câmara dos Representantes. O objectivo é expor, nas audições possivelmente transmitidas em directo pelas televisões, aquilo que consideram os abusos de poder de George Bush.
Encontro com negociador nuclear iraniano
Entretanto, o ainda presidente George W. Bush surpreendeu ao anunciar que William Burns, um dos diplomatas mais proeminentes dos EUA, vai participar, neste fim-de-semana, num encontro com o negociador nuclear iraniano.
O subsecretário de Estado para os Assuntos Políticos participará nas conversações com o enviado iraniano, Saeed Jalili, as quais visam persuadir o Irão a pôr termo às actividades que poderiam conduzir à produção de armas atómicas, refere a AP.
Os contactos oficiais entre o Irão e os EUA são extremamente raros e, embora Washington participe no esforço dos seis países que pretendem travar o processo de enriquecimento e transformação de urânio por parte dos iranianos, a administração Bush tem-se esquivado a contactos com Teerão sobre essa matéria.
Fonte da notícia:
IOL Diário Nota Pessoal:
Julgo que esta Comissão Judiciária está a vir tarde demais e de nada serve. O mal já está feito e além disso ele já está quase fora do "poleiro".
Etiquetas: Comissão Judiciária, EUA, George W. Bush, Guerra do Iraque, justiça