Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds. O Irão alvejará «32 bases norte-americanas e o coração de Israel» em caso de ataque contra o seu território, declarou este sábado um alto dirigente iraniano, citado pela agência de imprensa oficiosa Fars.
«Se os Estados Unidos ou Israel dispararem mísseis contra o nosso país, as forças armadas iranianas alvejarão o coração de Israel e 32 bases norte-americanas na região antes mesmo do fumo desse ataque desaparecer», declarou um conselheiro do «guia supremo» Ali Khamenei, Mojtaba Zolnoor.
Zolnoor é o representante adjunto do Guia na organização dos Guardas da Revolução, o exército de elite do regime islâmico iraniano que controla os armamentos mais potentes, incluindo os mísseis de longo alcance capazes de atingir Israel ou as bases norte-americanas no Golfo.
Os Estados Unidos e o seu aliado regional Israel não excluem atacar objectivos nucleares iranianos para impedir o Irão de aceder à arma atómica. Os países ocidentais temem que o programa nuclear civil de Teerão esconda uma vertente militar.
Por isso, exigem a paragem do enriquecimento de urânio, uma medida excluída pelo regime islâmico de Teerão, que desmente pretender dotar-se da arma nuclear.
Hoje mesmo, o Irão já desvalorizara a possibilidade de um ataque dos Estados Unidos ou de Israel contra as suas instalações nucleares, considerando que uma acção militar desse género constituiria «loucura» e estaria destinada ao fracasso.
«Qualquer agressão ou acção militar contra o Irão é uma idiotice, cujas repercussões seriam más para todos», afirmou o porta-voz do governo, Gholam Hossein Elham, durante o seu encontro semanal com a imprensa.
«Não acredito que este tipo de loucura e de absurdo prevaleça ou seja militarmente praticável», afirmou Elham.
A tensão entre o Irão e os Estados Unidos, por um lado, e por outro com Israel, subiu de tom na semana passada após Teerão ter procedido a ensaios de mísseis, um dos quais, o Shahab-3, foi apresentado como capaz de atingir Israel.
Fonte da notícia:
IOL Diário Nota Pessoal:
Pois é, uma grande verdade que sempre ouvi dizer, quem vai à guerra dá e leva. Israel disse recentemente que estava numa fase de preparação para um eventual ataque ao Irão e agora é a vez do Irão vir dizer que, no caso de ser atacado, também retaliará com todo o seu poderio militar.
Etiquetas: ataque, estratégia, EUA, Irão, Israel, militar, retaliação