} Galeriacores Cartoon Notícias: Descontrolo climático cartoon

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Descontrolo climático cartoon

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.

Os especialistas do clima tentam perceber há décadas algo que aconteceu há cerca de 635 milhões de anos: o que transformou a Terra, que estava há 45 milhões de anos reduzida ao estado de bola de gelo, num planeta dezenas de graus mais quente. Uma resposta é avançada hoje na "Nature" por cientistas que receiam que o mesmo possa tornar a acontecer, provocando uma mudança radical e repentina do clima actual.

"Os nossos resultados documentam um abrupto e catastrófico processo de aquecimento global que conduziu, sem transição, de um clima muito frio e estável a um clima muito quente e estável", diz o geólogo Martin Kennedy, líder da equipa da Universidade da Califórnia que realizou o estudo, citado num comunicado da universidade.

O que terá acontecido então foi uma libertação maciça de um gás, o metano, preso no solo congelado devido a condições precisas de temperatura e pressão criada pelos glaciares que cobriam o planeta. A libertação terá começado de forma lenta, com o degelo dos glaciares nas latitudes mais baixas, provocando em seguida um desequilíbrio maior que por sua vez conduziu à libertação de mais e mais metano, um potentíssimo gás de estufa, numa espiral descontrolada. Os cientistas recolheram centenas de amostras de sedimentos marinhos no Sul da Austrália e identificaram nelas a assinatura química dessa libertação.

Ainda existe muito metano em estado latente no Árctico, "no permafrost e nas margens continentais dos oceanos", diz Kennedy. Permanecerá nesse estado até o "gatilho" do aquecimento desequilibrar novamente o sistema. "O que precisamos de determinar", salienta, "é se a situação actual de aquecimento atmosférico é suficiente para desencadear novamente essa libertação."

O mesmo fenómeno já foi proposto para explicar um período de aquecimento global, há uns 55 milhões de anos, em que as temperaturas aumentaram em quatro a oito graus Celsius - e também as extinções em massa que, no passado, afectaram organismos marinhos.

Fonte da notícia: Público.pt

Nota Pessoal:

Com os actuais níveis de poluição que o homem produz, descargas de poluentes e resíduos tóxicos no meio ambiente, a destruição das florestas e da biodiversidade, realmente não admira que este planeta esteja de facto à beira do descontrolo climático. O homem é responsável por tudo isto e será ele também o único a sofrer as consequências.

Etiquetas: , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer