} Galeriacores Cartoon Notícias: Portugal é um paraíso para os tubarões

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Portugal é um paraíso para os tubarões

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.

Com a abertura da época balnear e o termómetro a registar as primeiras altas temperaturas, esta poderia ser uma das piores notícias para os portugueses que começam a dar os primeiros mergulhos no mar: a costa lusitana está carregada de tubarões. No entanto, os banhistas podem estar descansados. Até porque o facto não é novidade.

«A costa portuguesa tem uma grande riqueza em tubarões e raias há milhões de anos. Portugal é mesmo um paraíso para estes animais e para quem os estuda. Só que as pessoas normalmente não sabem, porque eles não se aproximam muito da costa e não há qualquer interacção», explica João Correia, biólogo marinho, ao PortugalDiário.

O especialista em tubarões esclarece ainda que os portugueses podem estar completamente tranquilos: «Podem acontecer ataques ocasionalmente, como podem acontecer ataques com qualquer animal, seja um tubarão, um crocodilo, um elefante ou um cão. Aliás, o tubarão tem dos números mais baixos nesses registos».

As contas parecem mesmo ser favoráveis ao animal que Spielberg celebrizou na tela como um predador temível. «Há cerca de 30 a 40 incidentes com tubarões e humanos por ano em todo o mundo, sendo que apenas três ou quatro são mortais. A imprensa é que tem um péssimo papel na divulgação da imagem deste animal», aponta João Correia.

«Tubarões portugueses» comem lulas e peixes pequenos

O tubarão não gosta, por natureza, da carne humana e em Portugal não há qualquer registo de um acidente do género. «Esses ataques noutros locais ocorrem normalmente em duas situações: o tubarão, com fome, pode confundir um surfista em cima da prancha com uma foca; outra hipótese é alguém estar a fazer pesca desportiva, ter peixes consigo e o animal querer ir lá ver o que se passa», exemplifica.

Para o biólogo, a desconfiança em torno desta espécie podia terminar se as pessoas tivessem mais informação: «Quando o tubarão tem fome, eventualmente pode aproximar-se da costa. No entanto, isto em Portugal é praticamente impossível porque as nossas espécies alimentam-se de coisas pequenas. Por exemplo, as tintureiras comem lulas e os anequins comem peixes pequenos. Os dentes destes nem sequer cortam».

Algarve, Nazaré e Sesimbra têm a preferência dos tubarões

De Norte a Sul, passando pelas ilhas, Portugal é, então, um país de tubarões. «A costa algarvia é bastante rica, porque é um ponto de entrada e saída do Mediterrâneo. No entanto, praticamente toda a costa tem muitos tubarões, salientando-se o Canhão da Nazaré, a zona de Sesimbra e alguns bancos a caminho da Madeira», enumera.

Apesar da pesca excessiva, o número de tubarões na costa portuguesa pode mesmo aumentar com o aquecimento global, pois os animais são atraídos pelos climas mais tropicais. «Ainda ninguém sabe muito bem o que isto vai dar. Por um lado, fala-se que o aquecimento global pode atrair mais tubarões, mas, por outro, o hemisfério norte é bastante influenciado pela corrente do Golfo, que tem estado a perder potência e, por isso, as águas podem mesmo ficar mais frias», comenta João Correia.

Fonte da notícia: IOL Diário
Nota Pessoal:
Uma coisa vos posso garantir. Não vou estar lá para arriscar ser mordido por um tubarão, nem pensar!!!

Etiquetas: , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer