Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
Com a abertura da época balnear e o termómetro a registar as primeiras altas temperaturas, esta poderia ser uma das piores notícias para os portugueses que começam a dar os primeiros mergulhos no mar: a costa lusitana está carregada de tubarões. No entanto, os banhistas podem estar descansados. Até porque o facto não é novidade.
«A costa portuguesa tem uma grande riqueza em tubarões e raias há milhões de anos. Portugal é mesmo um paraíso para estes animais e para quem os estuda. Só que as pessoas normalmente não sabem, porque eles não se aproximam muito da costa e não há qualquer interacção», explica João Correia, biólogo marinho, ao PortugalDiário.
O especialista em tubarões esclarece ainda que os portugueses podem estar completamente tranquilos: «Podem acontecer ataques ocasionalmente, como podem acontecer ataques com qualquer animal, seja um tubarão, um crocodilo, um elefante ou um cão. Aliás, o tubarão tem dos números mais baixos nesses registos».
As contas parecem mesmo ser favoráveis ao animal que Spielberg celebrizou na tela como um predador temível. «Há cerca de 30 a 40 incidentes com tubarões e humanos por ano em todo o mundo, sendo que apenas três ou quatro são mortais. A imprensa é que tem um péssimo papel na divulgação da imagem deste animal», aponta João Correia.
«Tubarões portugueses» comem lulas e peixes pequenos
O tubarão não gosta, por natureza, da carne humana e em Portugal não há qualquer registo de um acidente do género. «Esses ataques noutros locais ocorrem normalmente em duas situações: o tubarão, com fome, pode confundir um surfista em cima da prancha com uma foca; outra hipótese é alguém estar a fazer pesca desportiva, ter peixes consigo e o animal querer ir lá ver o que se passa», exemplifica.
Para o biólogo, a desconfiança em torno desta espécie podia terminar se as pessoas tivessem mais informação: «Quando o tubarão tem fome, eventualmente pode aproximar-se da costa. No entanto, isto em Portugal é praticamente impossível porque as nossas espécies alimentam-se de coisas pequenas. Por exemplo, as tintureiras comem lulas e os anequins comem peixes pequenos. Os dentes destes nem sequer cortam».
Algarve, Nazaré e Sesimbra têm a preferência dos tubarões
De Norte a Sul, passando pelas ilhas, Portugal é, então, um país de tubarões. «A costa algarvia é bastante rica, porque é um ponto de entrada e saída do Mediterrâneo. No entanto, praticamente toda a costa tem muitos tubarões, salientando-se o Canhão da Nazaré, a zona de Sesimbra e alguns bancos a caminho da Madeira», enumera.
Apesar da pesca excessiva, o número de tubarões na costa portuguesa pode mesmo aumentar com o aquecimento global, pois os animais são atraídos pelos climas mais tropicais. «Ainda ninguém sabe muito bem o que isto vai dar. Por um lado, fala-se que o aquecimento global pode atrair mais tubarões, mas, por outro, o hemisfério norte é bastante influenciado pela corrente do Golfo, que tem estado a perder potência e, por isso, as águas podem mesmo ficar mais frias», comenta João Correia.
Nota Pessoal:
Uma coisa vos posso garantir. Não vou estar lá para arriscar ser mordido por um tubarão, nem pensar!!!
Etiquetas: mares, paraíso, Portugal, Tubarões